Como funciona a supervisão de isolamento de um sistema IT?
Em sistemas críticos de energia, a menor das falhas elétricas pode ser fatal e acabar comprometendo toda a linha de produção, causando um prejuízo sem precedentes. É por esse motivo que a utilização de um sistema IT com um sistema de supervisão é necessário. Um desses sistemas é o supervisor de Isolamento que também é um dos mais completos. Neste artigo, vamos dar mais detalhes sobre o seu funcionamento. Acompanhe!
Afinal, como é o funcionamento de um sistema IT?
O sistema de supervisão guiado por um Isometer, como é popularmente chamado, tem como o seu objetivo principal a medição da resistência de isolamento.
Em resumo: uma corrente de propriedades específicas que só pode ser medida pelo próprio dispositivo injetada no circuito. Esta corrente serve para varrer o circuito e buscar possíveis falhas.
Caso a varredura da corrente venha a detectar uma queda brusca na resistência do circuito por motivos externos, um alarme é acionado. Então, um relatório completo sobre a natureza da falha que o despertou é detectado. Ele registra o tipo de queda e, também, a duração da falha.
Qual a utilidade de um supervisor de isolamento?
O Supervisor de Isolamento tem benefícios de sobra. Com esse sistema, uma falha de isolamento é detectada assim que se manifesta, permitindo que a manutenção seja realizada de forma planejada, evitando possíveis ocorrências de choques, faíscas ou curtos-circuitos e aumentando a segurança aos seus operadores.
Quando uma falha de isolamento é identificada pelo sistema IT, o Isometer emite um alarme, indicando aos operadores e a equipe de manutenção a existência dessa falha. Isso adianta a identificação do problema, facilitando a manutenção.
A antecipação não é de horas, ou minutos de antecedência: a eficiência do Isometer garante que possíveis falhas críticas sejam previstas semanas antes que aconteçam. O que antes seria capaz de comprometer uma linha de produção inteira agora é evitável com facilidade e eficácia.
Mas o aspecto principal do Isometer é a sua supervisão. Sua impressionante precisão identifica, por meio de um transformador de correntes em cada circuito, em qual destes circuitos a falha comprometedora está localizada — sem desligar o resto do sistema.
Esta supervisão em tempo real é especialmente importante à área industrial, uma vez que diminui a frequências das temidas “paradas de manutenção”.
Em suma, o seu principal trunfo e sucesso é na economia de tempo. A detecção adiantada de falhas críticas feita pelo sistema IT permite que medidas sejam tomadas para assegurar o funcionamento da linha em questão, sem que paradas críticas e prejudiciais venham a acontecer.
Me interessei. Onde posso usá-lo?
O Supervisor de Isolamento é o sistema de monitoramento IT ideal para todas as áreas onde uma parada inesperada seja completamente inaceitável — os chamados sistemas críticos.
Um sistema crítico é caracterizado como um sistema onde uma falha ou uma parada, seja ela momentânea ou não, pode significar a perda do equipamento como um todo.
A ProAuto Electric oferece várias linhas de supervisão, cada uma com uma segmentação de mercado diferente.
Embora o foco principal do Isometer seja a área industrial, as soluções ProAuto Electric se estendem às linhas fotovoltaicas, mineradoras, dentre outras.
A ProAuto Electric se estabelece como referência há mais de 28 anos no mercado brasileiro da automação industrial. Caso ainda existam dúvidas, não hesite e converse com os nossos especialistas para resolvê-las.
Se os produtos descritos no texto interessam a você ou à sua empresa, entre em contato com a ProAuto para fazer um orçamento e um plano de montagem com os profissionais mais qualificados do mercado.