Como a rede CANopen permite a otimização de processos industriais através do CLP

Quando o sistema possui uma grande quantidade de eixos a trabalharem em sincronia, a necessidade de controlar a movimentação dos servo drives com precisão se faz presente. É aí que entram os CLPs que utilizam o protocolo CANopen, que se responsabilizam a gerenciar e monitorar todas as entradas em tempo real.

O que é CLP e o que ele faz?

Pode-se dizer que o Controlador Lógico Programável atua como um cérebro. Similar a um computador, o CLP tem funções completamente personalizáveis pelo operador de acordo com as necessidades do sistema. No geral, não é errôneo dizer que eles existem para fazer com que a automação de máquinas e processos seja efetuada, o que os torna essenciais para quaisquer segmentos que busquem a automatização.

São adaptativos, e sua programação pode ser adaptada para que infinitas lógicas diferentes possam ser empregadas.

Se você se interessa em saber mais sobre o CLP, confira o artigo que nós publicamos sobre essa solução.

Onde entra a rede CANopen?

A rede CANopen é um protocolo de comunicação designado para facilitar o gerenciamento de máquinas orientadas por movimento. Ela permite que os drivers ligados ao CLP recebam, em simultâneo, um pacote de dados com instruções de movimento em alta velocidade.

O CANopen é empregado quando há o desejo ou necessidade de buscar rapidez e eficácia no envio de dados para vários drivers ao mesmo tempo, criando uma rede que trabalha em conjunto de forma rápida.

Atuação do CANopen em um CLP AS200

Delta: Excelência em CLP com comunicação CANopen

A Delta, líder global em soluções de automação e eficiência energética, possui CLPs com rede CANopen em seu catálogo.

Os CLPs da linha AS se sobressaem entre as soluções direcionadas para aplicações de médio a grande porte, possuindo modelos com CANopen integrado. O CANopen da Delta possui o módulo Delta Special Driver, que, quando ativado, agrega um controle mais simples sobre os eixos, de modo que a operação seja muito mais fácil.

Portanto, se o objetivo é atingir o máximo custo-benefício e obter uma solução de controle prática, em sistemas de alta complexidade, recomendamos a expertise da Delta com o CLP AS e os servo drives A2.

A produção sem o CANopen

Em linhas de produção onde o controle não é efetuado por meio da comunicação virtual, há a tendência de que fios se acumulem. As saídas digitais seriam utilizadas como o principal método de comunicação entre os sistemas, conectando-os através de, no mínimo, 8 fios por drive.

Em um sistema com oito drives, a utilização do CLP com CANopen substituiria 64 fios por um único cabo de rede. Com isso, além de otimizar a visualização, os trabalhos de instalação e manutenção diminuem, assim como a chance de ocorrerem erros.

Além disso, o protocolo de comunicação CANopen apresenta um feedback de informações muito mais robusto em tempo real, aumentando a capacidade de acesso e compreensão da qualidade do funcionamento.

Se você ou sua empresa se interessam em obter a solução em CANopen integrado da Delta Electronics, consulte a Proauto Electric. Com um know-how que já soma mais de 29 anos na área, a parceria da Proauto com a Delta permite que suas soluções sejam distribuídas para todo o território brasileiro.

Deseja sanar dúvidas sobre o CLP com rede CANopen? Entre em contato conosco através do site. Estamos disponíveis para responder questões, fazer orçamentos e montar planos de entrega.

Quer se manter informado sobre tecnologias, inovações e lançamentos da Proauto Electric?

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER!

VEJA SEU ORÇAMENTO