Você sabia que o CLP pode ser considerado o cérebro dos processos de automação industrial? Melhor ainda, você sabe quais foram os avanços que o surgimento do CLP trouxe à automação?

Se você anda se perguntando o que é um CLP, para que ele serve e onde encontrar um distribuidor de qualidade, acompanhe este blogpost e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse dispositivo!

clp

O que é um CLP?

CLP é a sigla que designa o dispositivo conhecido como Controlador Lógico Programável, uma parte indispensável a qualquer sistema automático.

Esses dispositivos eletrônicos robustos são completamente personalizáveis por quem o opera e são similares a computadores. Sua função principal é a de colocar a automação na indústria, ou seja, automatizar máquinas e processos industriais.

A função do CLP depende do que o próprio operador deseja. O programador designa o que será gravado na memória do CLP por meio de um software de programação, realizando o controle automático do processo e tornando a automatização possível.

Tal essência adaptativa do CLP é evidenciada pela infinidade de lógicas que podem ser empregadas em seu processo de programação. Essa variedade que torna o CLP tão versátil também permite que ele seja utilizado em todo ramo industrial que tenha a necessidade de automatizar as suas máquinas e processos.

Quais são os benefícios que o CLP traz?

No passado, antes da automatização dos processos ser possível, a operação das máquinas era feita de forma manual e, muitas vezes, indireta. Máquinas mais simples dependiam de uma quantidade muito grande de botões e relés que acionavam outras máquinas e dispositivos para realizar um comando simples — e isso tudo operado de maneira humana.

Além de exaustivo para o operador, isso era ineficiente de um ponto de vista industrial. Uma falha em uma das máquinas era capaz de comprometer todo o sistema e, consequentemente, a produção.

A introdução dos Controladores Lógicos Programáveis resumiu todo esse processo exaustivo e codependente a um único comando de programação. Um único sinal direto do sistema é suficiente para realizar uma ação, simplificando o processo de automação.

clp

Onde eu posso encontrar um bom CLP?

Parceira da Delta Electronics, a Proauto Electric Automação é responsável por distribuir os equipamentos importados e de qualidade da marca pelo território brasileiro — e isso inclui os CLPs Delta.

A Proauto Electric esbanja uma coleção completa de CLPs que inclui tipos e linhas adaptáveis para a necessidade e a preferência de qualquer comprador.

Conheça algumas delas:

  • Os CLPs de tipo DVP são compactos e estreitos, possuindo linhas de custos variados e qualidade consistente. Essas linhas vão desde o baixo custo até os mais avançados exemplares, possuindo comunicação acoplada ao sistema, maior número de portas e saídas e linhas com entradas digitais e analógicas.
  • Já o tipo AS esbanja um alto padrão de qualidade em todos os quesitos. Os CLPs AS possuem funções mais avançadas e completas, contando com mais redes de comunicação integradas, facilitando e agilizando o processo de desenvolvimento da automação.

Acima de tudo, os CLPs Proauto Electric são de simples programação. Ainda melhor que isso é o fato de que o software de controle do dispositivo é disponibilizado ao comprador de forma gratuita, assim como o suporte técnico.

Se interessou por este produto?

Se você zela pela agilidade e pela praticidade no processo de automação, deposite a sua confiança na Proauto Electric. Somamos com ética e companheirismo 29 anos de sucesso no ramo da automação industrial, e agora contamos com você.

Torne-se um parceiro Proauto!
Caso os Controladores Lógicos Programáveis da Proauto Electric + Delta Electronics sejam de seu interesse, entre em contato com a nossa equipe para realizar um orçamento e formular um plano de entrega e montagem. Sinta-se livre para, também, solucionar com os nossos especialistas quaisquer dúvidas sobre o produto em questão.