Dois equipamentos, duas funções: DPS ou Disjuntor, qual usar?
De grande frequência na maioria das redes elétricas, sejam elas residenciais ou não, o bom e velho disjuntor é um dispositivo de proteção muito importante para as instalações.
Porém, em vários casos, o disjuntor é o elemento que visa proteger as instalações e, infelizmente, às vezes não é o suficiente.
Para que você entenda melhor a importância de complementar as suas instalações elétricas com a proteção de um DPS, a Proauto vai te explicar o que tanto o DPS quanto o disjuntor fazem; e, além disso, vamos te explicar por que a presença do DPS pode ser essencial ao seu sistema.
1. O que faz o disjuntor?
O objetivo principal do disjuntor é proteger o sistema contra danos causados por sobrecarga elétrica. Isto é, o disjuntor detecta picos de tensão e toma as medidas necessárias para impedir que o circuito elétrico e os eletrônicos a ele conectados sofram danos relacionados à falha.
Você deve estar se perguntando: “como ele faz isso?”, e a resposta é simples: quando um pico elétrico é detectado, o disjuntor secciona interrompe a energia da parte do sistema que foi afetada. Essa ação resulta no desligamento parcial ou total do sistema, impedindo a ocorrência de danos maiores.
2. O que faz o DPS?
Equipamento essencial em áreas sob o risco de descargas atmosféricas (raios). Assim que o sistema é atingido por uma descarga atmosférica, seja ela direta ou indireta, o DPS redireciona a sobrecarga para um sistema de aterramento, impedindo os danos subsequentes.
Ademais, o redirecionamento imediato do surto elétrico para o aterramento significa que o sistema não sofrerá repercussões negativas e continuará funcionando. Dessa forma, a produção não será interrompida.
Qual é o papel em comum entre o DPS e o disjuntor?
Mesmo que as diferenças entre os dois equipamentos se sobressaiam, o DPS e o disjuntor dividem uma função que, por definição, é parecida: proteger o sistema — no entanto, eles realizam essa tarefa de maneiras diferentes.
Por que instalar um DPS pode ser vantajoso?
Em comparação com o disjuntor, o DPS é uma opção muito interessante para sistemas sob o risco constante de descargas atmosféricas. É considerado essencial em áreas com muitos raios, uma vez que é a melhor solução para proteger as instalações contra descargas atmosféricas sem permitir que o sistema seja danificado.
E, além de tudo, o DPS realiza a sua função enquanto preserva a continuidade do sistema. A manutenção da atividade do sistema é muito benéfica principalmente às indústrias onde paradas podem ser, literalmente ou figurativamente, fatais, como a mineração.
Como conhecer melhor o DPS?
O catálogo da Proauto Electric, atuante há quase três décadas na área da automação industrial, é recheado de soluções indispensáveis para manter o funcionamento e qualidade da rede elétrica.
Os DPS distribuídos pela Proauto Electric são fabricados pela parceira Dehn, pioneira no desenvolvimento de produtos e soluções contra surtos e descargas atmosféricas com mais de 100 anos de tradição.
Caso o produto descrito no texto desperte interesse, entre em contato com a Proauto. Estamos abertos para solucionar dúvidas, fazer orçamentos e discutir planos de entrega e montagem.