A aplicação da string box, embora esteja ganhando cada vez mais prevalência no mercado da energia fotovoltaica, ainda é pouco compreendida. Portanto, ainda há quem caia na armadilha de optar por fabricantes que ofereçam inversores com dispositivos de proteção — como o DPS – já integrados.
No blog de hoje, vamos explicar a você o porquê da string box ser uma opção muito melhor para a sua produção, tanto no sentido prático, quanto no sentido rentável.
A potência de proteção da string box é maior
Um DPS acoplado ao inversor fornece ao sistema uma potência de proteção muito menor. Assim, um surto de intensidade mais elevada coloca o inversor sob o risco de sofrer uma série de danos internos devido ao aumento abrupto de temperatura.
Se o inversor não perder o seu funcionamento na primeira sobretensão mais intensa que detectar, a grande variedade de danos recebidos pode diminuir a capacidade de proteção do DPS e encurtar a sua vida útil.
Por outro lado, os sistemas DPS presentes nas string boxes apresentam uma capacidade de proteção maior, absorvendo a energia de sobretensão de forma muito menos danosa ao sistema. Além disso, os DPS estarão isolados do restante do sistema, não causando danos ao inversor na ocorrência de um problema de manutenção.
A inspeção e a manutenção da string box são muito mais práticas
Em primeiro lugar, a norma ABNT NBR 5410 não admite que componentes vinculados a uma determinada alimentação compartilhem quadros de distribuição e linhas com elementos de outra alimentação.
Quando a proteção está integrada ao inversor, ele não permite que a visualização e a inspeção sejam feitas de forma prática, dificultando a sua manutenção.
Neste caso, é essencial que o dispositivo de proteção esteja visível e separado do quadro de alimentação, de forma que esteja acessível para inspeções. A string box satisfaz as demandas da norma, permitindo acesso virtual ao sistema de proteção de maneira prática e visualmente menos poluída.
A reposição de peças na string box é muito mais rápida
As peças de reposição são, sem dúvidas, o maior trunfo da string box. Assim que o DPS chega ao fim da vida útil, a substituição de componentes é simples, rápida e segura, uma vez que as peças de reposição estão disponíveis para compra em locais de fácil acesso, como em lojas especializadas ou com o fabricante.
No caso do inversor integrado, o processo é um pouco mais complicado. Fazer a troca de peças no DPS acoplado é muito mais caro — por ele estar fixo à placa, precisa haver um processo de remoção. Em seguida, as peças a serem substituídas são muito mais difíceis de se encontrar, e, em muitos casos, o dispositivo terá de ser retornado ao fabricante para a manutenção.
O processo completo pode durar meses. Meses estes em que a produção estará em stand-by, prejudicando os ganhos.
A string box é realmente necessária?
A conclusão a ser tirada deste texto é que, sim, a string box é a opção indicada para sistemas fotovoltaicos. A utilização de inversores com DPS integrado é comprovadamente menos potente e potencialmente danosa à produção a longo prazo, pois sua resistência e vida útil são muito menores.
Portanto, na etapa de planejamento, é necessário que todas as partes envolvidas tenham a visão de que a string box é quem melhor atende às demandas legislativas e quem garante mais qualidade e segurança para um sistema longevo e duradouro.
Onde encontrar?
O catálogo da Proauto Electric Solar possui uma grande variedade de string boxes, que atendem a todas as demandas legislativas e se encaixam nas mais diversas instalações fotovoltaicas.
Conheça algumas das nossas linhas de string box:
Caso um dos produtos previamente descritos despertem interesse a você ou à sua linha de produção, entre em contato com os nossos especialistas. A Proauto está sempre aberta para solucionar dúvidas, fazer orçamentos e discutir planos de entrega e montagem.