Sistema de visão industrial: entenda a sua importância.

Garantir a excelência do produto entregue ao cliente final é um ponto crucial para garantir a credibilidade da empresa no setor em que está inserida. Alcançar este nível de excelência depende diretamente dos processos de controle de qualidade e inspeção da produção final, o quais devem ser demandas cotidianas dentro de uma indústria. Sendo assim, com objetivo de otimizar esse tipo de procedimento, o uso do chamado sistema de visão industrial tem se tornado cada vez mais comum em parques industriais.

No artigo de hoje, explicaremos de forma mais detalhada o que é um sistema de visão industrial e quais suas vantagens para as indústrias que optam por sua instalação. Para entender melhor sobre este tema, siga lendo!

O que é um sistema de visão industrial?

Também conhecido pela sigla em inglês MVS ou Machine Vision System, os sistemas de visão industriais são ferramentas desenvolvidas para realizar a conferência da produção da planta industrial.

A função principal deste tipo de ferramenta é a de realizar um controle de qualidade extremamente preciso, a fim de garantir as boas condições do produto que será entregue ao cliente final, seja em indústrias que desenvolvem matérias-primas para outras companhias, ou indústrias que vendem diretamente ao público, como os setores alimentícios e farmacêuticos.

O sistema de visão industrial funciona a partir de controladores de máquinas e câmeras que se comunicam por meio de softwares. Esses dispositivos realizam o controle a partir da comparação entre uma imagem de como o produto deve ser com aqueles que estão sendo produzidos. Quando um defeito é identificado, o próprio sistema consegue realizar o descarte do produto que foi considerado inapropriado, trazendo diversos benefícios para a empresa!

Quais são as vantagens deste tipo de sistema?

Com a implementação de um sistema de visão industrial em uma fábrica, as falhas no controle de qualidade da produção tendem a cair. Isso significa que a empresa passa a ofertar ao seu cliente final itens com uma qualidade muito maior, promovendo um maior reconhecimento da marca.

Além disso, com um sistema de visão, a inspeção passa a ser feita através de dispositivos robustos, os quais têm a capacidade de identificar em qual item o problema se encontra, evitando que os colaboradores tenham que ser deslocados para realizar esse tipo tarefa. Com isso, a produção da planta industrial passa a ser mais otimizada, uma vez que os funcionários não perdem tempo com deslocamento e são poupados do retrabalho de inspeção dos itens.

Por usarem também softwares para a conexão das máquinas, esses sistemas viabilizam a intercomunicação autônoma, possibilitando que as informações sejam trocadas de maneira rápida e eficaz entre o maquinário. Com isso, produtos defeituosos são identificados com antecedência, e é realizado apenas o seu descarte.

Esse fator também colabora para diminuir os desperdícios que podem ocorrer caso um lote inteiro da produção tenha que ser descartado em razão da falha no produto final não ser encontrada. Dessa maneira, o valor investido no sistema de visão industrial é recuperado em razão da economia de custos que ele gera.

Qual sistema escolher?

A Delta é uma empresa de renome internacional que oferece as melhores soluções em automação industrial. O seu Delta Machine Vision System foi desenvolvido justamente para realizar o controle de qualidade de forma eficaz e inteligente. Nesta série, apenas um único controlador é capaz de realizar a inspeção de até 8 câmeras de forma simultânea.

A série DMV permite que os usuários realizem o gerenciamento e a aplicação da interface de maneira inteligente e veloz, uma vez que, esta é amigável e permite realizar multitarefas.

Esta linha produtos também conta com uma ampla gama de funções para inspeção visual, que incluem: inspeção de área, posição de borda, largura de borda, contagem de borda, ângulo de borda, inspeção de mancha, inspeção de blob, pesquisa de padrão, correspondência de forma, OCV, cálculo de coordenadas, cálculo de ângulo, borda de tendência, alinhamento automático, pesquisa de coordenadas e muito mais.

Tenha a acessos ao melhor sistema de visão industrial do mercado!

Neste artigo você entendeu quais os impactos positivos que um sistema de visão industrial pode trazer a uma fábrica, bem como, conferiu alguns detalhes a respeito de um dos sistemas mais robustos do mercado, o DMV, da Delta Electronics.

A série DMV está disponível no portfólio de produtos da Proauto. Para ter acesso a essa e muitas outras soluções em automação industrial, entre em contato com a nossa equipe.

Quer se manter informado sobre tecnologias, inovações e lançamentos da Proauto Electric?

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER!

VEJA SEU ORÇAMENTO