Saiba quais são as vantagens do RCMS Bender para sistemas aterrados

Monitorar correntes de fugas em equipamentos que estão aterrados é um processo crucial para promover a segurança da instalação elétrica, bem como, evitar que acidentes ocorram. Assim, dispositivos como RCMS da Bender acabam sendo essenciais para detectar possíveis falhas e viabilizar a manutenção preventiva dos equipamentos.

No artigo de hoje, explicaremos melhor a respeito do funcionamento do RCMS e quais as vantagens de aplicá-lo em suas instalações. Acompanhe com a gente!

RCMS Bender: para que serve?

Em sistemas aterrados, a corrente elétrica precisa seguir um caminho bem definido e controlado, e, quando isso não acontece, podem acontecer as temidas correntes de fuga que são responsáveis por causar danos aos equipamentos, além de colocar pessoas em risco.

Para evitar que este ponto crítico seja atingido, a Bender desenvolveu especialmente para este tipo de instalação, que envolve sistemas aterrados, um dispositivo chamado RCMS. Este equipamento é capaz detectar fugas de correntes de valores extremamente baixos, na casa dos 10 Miliamperes, o que permite uma rápida intervenção em caso de alguma falha.

O RCMS é um sistema de monitoramento que pode ser usado em equipamentos industriais como máquinas, motores, sistemas elétricos, etc. Ele é projetado para detectar qualquer corrente de fuga detectável pelas normas de segurança elétrica, como a norma IEC 60664.

Essa ferramenta funciona possui dois alarmes, ativados em dois momentos distintos: um que consiste numa espécie de pré-alarme, disparado assim que a fuga é identificada, e um segundo alarme que soa mais perto da situação crítica. Sendo assim, é possível entender com uma certa antecipação quando realizar os reparos necessários para evitar que a situação se agrave.

Além disso, quando o segundo alarme é disparado, o dispositivo automaticamente ativa um contato seco, este mecanismo é responsável por desligar todo o sistema, impedindo a ocorrência de curtos e danos ao maquinário, que pode acarretar custos consideráveis.

O equipamento possui um contato seco no segundo alarme, que permite desligar automaticamente todo o sistema em caso de falha. Essa função é extremamente importante em casos de emergência, pois garante que todo o sistema seja desligado de forma rápida e eficiente, evitando possíveis danos.

O RCMS também é fácil de instalar e configurar, o que facilita o trabalho dos técnicos responsáveis pela automação industrial. Com uma interface intuitiva e amigável, o sistema permite ajustar as configurações de acordo com as necessidades de cada empresa, garantindo a eficiência do monitoramento e a segurança dos trabalhadores.

Bem como as outras soluções oferecidas pela marca Bender, reconhecida pela qualidade de seus produtos, o RCMS é um aparelho extremamente robusto, durável e com alta confiabilidade. Tais características devem-se ao fato de que a empresa desenvolvedora preza pelas matérias-primas utilizadas em seus equipamentos, viabilizando que seus sistemas sejam capazes de suportar condições adversas e garantir o funcionamento adequado em todas as situações.

O RCMS Bender está disponível no portfólio da Proauto Electric

Prezando sempre pela qualidade das soluções oferecidas para o mercado brasileiro, ,a Proauto Electric disponibiliza o RCMS Bender e outras soluções da marca em seu vasto catálogo de produtos para automação industrial.

Então, se você precisa deixar suas instalações mais seguras, entre em contato conosco, nossa equipe está à disposição para oferecer um atendimento de excelente qualidade e te auxiliar a encontrar as melhores respostas.

Quer se manter informado sobre tecnologias, inovações e lançamentos da Proauto Electric?

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER!

VEJA SEU ORÇAMENTO