A Proauto está escrevendo a história da geração centralizada no Brasil com a primeira Usina Fotovoltiaca do Brasil com Strings monitoradas por rádio frequência, presente no ranking operacional eólico e solar.
A PROAUTO Electric, com parceira de monitoramento, desenvolveu soluções em STRINBOX com Sistema de Monitoramento por Rádio Frequência. A solução foi desenvolvida para a empresa Motrice Soluções em Energia e utilizada na construção do parque solar Sertão Solar Barreiras 117MWp (Barreiras-BA), de propriedade o grupo Atlas Energia.
As usinas fotovoltaicas Sertão Solar Barreiras foram construídas em 2019 e são considerados uns dos parques solares com maior eficiência do país.
(fonte: www.epowerbay.com, referência Fevereiro e Abril 2020). A participação da Proauto já soma mais de 0,5 GW em soluções para projetos fotovoltaicos de Geração Centralizada.
Usina Sertão Solar Barreiras
O projeto do Complexo Sertão Solar Barreiras foi contratado por meio acordos de compra e venda de energia elétrica (PPA) de 20 anos, decorrente de leilão patrocinado pelo governo brasileiro em 2017 (Leilão de Energia Nova – 25ª LEN). No total, foram instalados 349.253 módulos para gerar 275 GWh anualmente, beneficiando 145.000 famílias por ano, além de reduzir a emissão de mais de 34.000 toneladas de dióxido de carbono, segundo cálculos da empresa.
Com investimentos que até agora totalizaram a quantia de R$ 1,3 bilhão, dois quais R$ 600 milhões financiados pelo BNB, a Atlas Renewable Energy afirma que tem marcado presença no desenvolvimento do setor de energia renovável do Brasil nos últimos anos.
A companhia também acrescenta que seu projeto vai além do fornecimento de energia limpa, visando melhorar e elevar os padrões educacionais nas áreas em que atua, com o desenvolvimento de programas educacionais em escolas e comunidades destas áreas.