Switch industrial: O que é e quais vantagens traz?

A aplicação do switch industrial é indicada quando o intuito é o de aumentar a comunicação de dados. Dessa forma, é criada uma rede gerenciável — ou não, dependendo do switch — de dispositivos em processo de comutação.

Uma das principais vantagens que o switch industrial traz é a possibilidade de monitoramento de dados em áreas remotas. Leia o nosso blogpost para conhecer mais sobre esse assunto!

Qual é o método de funcionamento do switch industrial?

O papel fundamental do switch industrial é o de interligar dispositivos em uma rede de conexão de acesso remoto. Essa rede transfere dados e comandos de um equipamento a outro, o que permite que eles se comuniquem entre si de forma rápida e eficiente.

De certa forma, o switch industrial funciona de maneira similar a um roteador doméstico, embora eles tenham funcionalidades que ultrapassem essa comparação. A distância suportada pelo switch varia de acordo com o dispositivo: switches que atuam por meio de fibra ótica, por exemplo, podem alcançar um raio de comunicação de até 20 quilômetros.

Existem dois tipos distintos dentro da área dos switches industriais: os gerenciáveis e os não gerenciáveis. Eles se diferenciam entre si de acordo com o custo e, acima de tudo, com a complexidade do projeto.

Switch Gerenciável x Não Gerenciável: Quais são as diferenças?

O switch não gerenciável é, fundamentalmente, um dispositivo mais simples.
Trata-se de um equipamento de tecnologia “plug and play” (tr.: ligar e usar) que se conecta ao sistema para gerar uma rede de conexão entre dispositivos, permitindo que eles se comuniquem entre si. No entanto, ele não é capaz de distinguir informações e tampouco atua no tráfego de dados.

Já o switch gerenciável é tecnologicamente mais avançado e, naturalmente, mais robusto.
Ele provém de linhas mais complexas e, por consequência, de maior custo. Sua vantagem sobre o não gerenciável é que, além de incluir a conexão em rede remota, ele permite que aconteça um controle de tráfego de dados e informações entre os dispositivos.
Sua vantagem sobre a linha não gerenciável é, portanto, analítica.

A vantagem analítica do Switch Gerenciável

Para começar, a comunicação entre dispositivos conectados por meio de um switch gerenciável é muito mais rápida e, assim, eficiente. O controle sobre a rede LAN permite que o processo de tráfego de dados pelo sistema seja controlado e monitorado de maneira prática pelo usuário, o atualizando em tempo real sobre o status da rede.

É por esse motivo que esse modelo de switch industrial é ideal para redes mais complexas. Sistemas que demandam a conexão de um número maior de dispositivos têm sua operação simplificada pelas ações possibilitadas pelo switch, como o compartilhamento e o gerenciamento de dados e a medição de desempenho da rede.

Switch Industrial: a parceria Proauto-Delta

Uma das várias vantagens que a parceria entre a Proauto Electric e a Delta Electronics trouxe ao mercado da automação industrial foi a possibilidade de distribuição dos inovadores switches industriais da Delta pelo território brasileiro.

Ao invés de serem dependentes da rede local do usuário, os switches industriais da Delta possuem uma tecnologia completamente nova no mercado.

 

Conexão segura e garantida: A DIACloud

A DIACloud é uma plataforma em nuvem desenvolvida pela Delta Electronics. Diferente de outros dispositivos no mercado, os switches industriais da Proauto Electric têm uma conexão inata com a DIACloud.

Por conseguinte, essa característica garante que a conexão entre os dispositivos seja mais estável e que ocorram menos quedas.

Com a necessidade de criação de um servidor em nuvem do zero eliminada, os esforços em TI são diminuídos, já que a estruturação vem pronta de fábrica, sem a necessidade de configurações.

A Proauto Electric conta, hoje, com três linhas de switches industriais com características e vantagens diferentes. Acompanhe:

  • Linha DVS: Linha de switches que atendem a maior parte das aplicações industriais até o porte médio de interação contínua e sem riscos. Possui modelos gerenciáveis e não gerenciáveis.
  • Linha DVW: Linha de switches similar à DVS, mas com linha Wireless interligada. Ideal para ambientes onde a interação corre riscos de interferência ou onde há dificuldade na passagem de cabos.
  • Linha DX: Linha mais indicada. Possui conexão inata com a nuvem da Delta (DIACloud) e rede 3G, possibilitando uma estruturação rápida e a possibilidade de análise de dados.

Converse com a Proauto Electric

Se dúvidas sobre as soluções descritas no texto permanecerem, entrem em contato com a nossa equipe de profissionais para solucioná-las.
Se a solução em questão é interessante a você ou à sua empresa, consulte os nossos engenheiros para solicitar um orçamento.

Quer se manter informado sobre tecnologias, inovações e lançamentos da Proauto Electric?

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER!

VEJA SEU ORÇAMENTO