Inversor de frequência: a importância de garantir a qualidade

O inversor de frequência é um dispositivo já bem reconhecido no mercado. É responsável por controlar a velocidade de um motor elétrico, utilizando mudanças na frequência elétrica do motor para obter o resultado desejado.

No entanto, embora sua função tenha o devido reconhecimento no mercado, a importância de escolher um inversor de frequência de qualidade ainda é uma pauta pouco discutida.

No blog de hoje, vamos explicar para você como escolher o inversor correto para uma linha de produção, além de reforçar o porquê dele ser uma peça essencial. Acompanhe!

Por que o inversor de frequência é necessário?

A presença do inversor de frequência é necessária para fazer o controle da velocidade e torque de um motor elétrico de maneira prática, precisa e de fácil integração em qualquer sistema.

Ainda que a precisão seja o ponto-chave do inversor, ele oferece outros benefícios para o sistema. A flexibilidade é um fator de peso na hora de optar pelo inversor certo para um segmento, uma vez que suas configurações são adaptáveis.

Além disso, a automação promovida pelo inversor de frequência elimina a necessidade de operação manual. Assim, elimina-se a possibilidade de ocorrerem erros humanos e se observa um aumento na produtividade devido à rapidez dos processos.

Outros benefícios trazidos por esse dispositivo incluem:

  • Diminuição no gasto de energia;
  • Necessidade de manutenção reduzida;
  • Custo-benefício;
  • Operação simples.

De que maneira um bom inversor de frequência se sobressai aos outros?

Se os benefícios do próprio inversor não são atrativos o suficiente, as vantagens de adquirir um inversor de qualidade expandem esses limites.

Para exemplificar um inversor de frequência ideal, vamos utilizar as soluções DELTA como exemplo. Em que aspectos eles se sobressaem?

  • Qualidade: O know-how de meio século da Delta na fabricação de inversores garante que o produto entregue carregue um nível de tecnologia mais avançado que as outras alternativas.
  • Variação de potência mais ampla: De 1 a 850hp (cavalos).
  • CLP interno: O inversor de frequência já vem com um CLP integrado. Ele permite tratar as entradas e comandar as saídas digitais. Há a possibilidade de fazer expansões por meio de placas opcionais.
  • Comunicação: Protocolos de comunicação integrados no equipamento, como o Modbus.
  • Expansões: De comunicação ou de saídas e entradas digitais ou analógicas, além de encoders, se necessário.
  • Encoder: Feedback do sistema em tempo real. Permite a colheita das informações de precisão do inversor.

Encontre inversores de qualidade na PROAUTO

Líderes no mercado da automação industrial, nós possuímos hoje três linhas de inversores de frequência. Nossos dispositivos são fabricados com apreço pela qualidade e eficácia a longo prazo.

Como complemento a essa ética, nossos inversores são fabricados pela Delta Electronics, condecorada fornecedora mundial de soluções de automação e eficiência energética.

Você pode conferir cada um dos modelos em nosso site.

Se a solução descrita no artigo é de interesse para você ou para o seu negócio, não hesite em contatar os nossos especialistas para tirar dúvidas.

Quer se manter informado sobre tecnologias, inovações e lançamentos da Proauto Electric?

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER!

VEJA SEU ORÇAMENTO