Acompanhe o nosso post e conheça a atuação do MPPT (Maximum Power Point Tracking) no sistema fotovoltaico!
Afinal, o que é um MPPT?
Como o nome em extenso sugere, o MPPT é o sistema eletrônico responsável por rastrear o maior ponto de potência de um arranjo. Este rastreamento permite que, então, o sistema calcule o máximo desempenho em geração energética do sistema, otimizando o processo para atingir os melhores resultados.
Como é o processo de rastreamento do MPPT?
Para extrair o ponto máximo de potência do arranjo, o MPPT compara a tensão de saída do módulo fotovoltaico (PV) com a tensão da bateria. Em seguida, com base nos resultados, o MPPT altera os níveis de energia do módulo fotovoltaico, restringindo-o à corrente máxima que a bateria é capaz de suportar.
Além de atingir o ápice da geração fotovoltaica entre o módulo e a bateria e, assim, otimizar a geração de energia ao seu rendimento máximo, o MPPT concede ao sistema uma ”nivelação perfeita”.
Quantos MPPT são necessários em um sistema?
A resposta para esta questão varia amplamente com as necessidades e especificidades do sistema, portanto a única resposta possível é: depende. “Depende” no sentido de que não existe uma quantidade correta ou incorreta de MPPTs — varia de um sistema para outro.
Para exemplificar a resposta, imaginemos um telhado comercial ou residencial com duas orientações distintas: as orientações 1 e 2, divididas entre os lados direito e esquerdo do mesmo telhado.
Arranjos localizados nas orientações 1 e 2 terão parâmetros, como localização, inclinação e, principalmente, pontos de potência distintos. Se estes arranjos distintos forem conectados a um único MPPT, uma série de problemas ocorrerá no interior do sistema, o que pode levar a efeitos indesejáveis, como:
- Leitura difusa;
- Perda de referências;
- Possibilidade de haverem leituras refletidas;
Esses infortúnios diminuem drasticamente a capacidade de geração energética e a vida útil do inversor e, no pior dos casos, uma parada completa no sistema devido a falhas no inversor. Portanto, para determinar a quantidade ideal de MPPTs em seu sistema fotovoltaico, o ideal é procurar por uma inspeção profissional antes de realizar a instalação.
Converse conosco
Com a intenção de entregar qualidade e prosperidade à geração energética de nossos clientes, a divisão Solar da Proauto Electric hoje esbanja um farto mostruário de inversores solares, cuja quantidade de MPPTs integrados varia de 1 a 12.
Além disso, as String Box Proauto Electric são dimensionadas para acompanhar essa variedade de entradas MPPT, garantindo um circuito mais protegido e produtivo.
Caso os produtos descritos acima sejam de interesse a você ou à sua empresa, entre em contato com a nossa equipe especializada para sanar eventuais dúvidas, fazer orçamentos e agendar avaliações pré-instalação para que a solução seja regularizada às suas necessidades.