Conheça o inovador sistema de aterramento por compressão

Quando falamos de plantas industriais, como por exemplo usinas fotovoltaicas e petroquímicas, é fundamental pensar em formas a longo prazo para proteger as instalações elétricas desses locais. Pois, o descuido com esses sistemas pode causar grandes acidentes. Para evitar que isso aconteça, é crucial realizar um sistema de aterramento eficaz!

O sistema de aterramento é importantíssimo para garantir a segurança de toda uma edificação. Esse processo deve ser sempre acompanhado de um DPS, pois, juntos eles têm o poder de prevenir surtos na rede elétrica, e, consequentemente, evitar danos físicos e materiais.

Neste artigo, vamos falar melhor sobre a importância do sistema de aterramento e também sobre o sistema de aterramento por compressão de conectores metálicos. Acompanhe!

Mas, o que é aterramento?

Para compreender a importância de um dispositivo ou sistema é necessário, primeiramente, entender qual é a sua função.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT , aterrar quer dizer colocar equipamentos e instalações próximos a terra para que em casos de fuga da corrente elétrica, ela atinja o seu menor potencial e estando próximo a terra, a corrente elétrica atinge o potencial próximo a zero.

Assim, o aterramento define-se como a ligação dos equipamentos elétricos à terra por meio de um condutor, que viabiliza o escoamento da fuga das cargas de energia do sistema. Ele garante o bom funcionamento das instalações elétricas, principalmente em ambientes como usinas e fábricas, que demandam uma maior segurança, a fim de evitar acidentes.

É preciso destacar que a instalação do sistema de aterramento deve ser feita logo no começo da obra para que não aconteçam problemas posteriores ocasionados por descargas elétricas inesperadas. Bem como, para proteger as próprias pessoas que estão trabalhando na construção.

Dessa forma, a aplicação desse tipo de sistema é muito importante em todas as edificações. A seguir,vamos falar mais sobre esse assunto.

.

Qual a importância dos sistemas de aterramento?

Você já deve ter percebido que um sistema de aterramento é muito importante para manutenção preventiva da rede elétrica de uma edificação. Afinal, a prevenção é sempre a melhor solução, ainda mais quando se fala de eletricidade, pois, o mínimo erro pode ser fatal.

E, essa questão é tão crucial no Brasil que existe mais de uma lei prevendo a obrigatoriedade da aplicação do sistema de aterramento em prédios residenciais, comerciais e industriais.

O decreto responsável por isso é a Lei nº 11337 de 26/07/2006 na qual é feita a exigência para que todas as edificações possuam um sistema de aterramento e instalações elétricas compatíveis com a utilização de condutores-terra de proteção.

O condutor-terra é o famoso terceiro pino das tomadas. Ainda que muitas pessoas dispensam o seu uso, ele é muito importante para evitar que surtos elétricos ocorram.

Dada a importância desse tipo de instalação é vital realizá-la e contar com um sistema eficaz para isso, como é o caso do sistema de aterramento por compressão.

Conheça o aterramento por compressão

Muitas pessoas pensam que apenas com o DPS o seu sistema elétrico já estará seguro, contudo, esse dispositivo só pode funcionar corretamente se o sistema de aterramento for feito de forma eficaz.

E, uma das melhores maneiras de realizar essa instalação e proteger construções e usinas fotovoltaicas é por meio do sistema de aterramento por compressão!

O sistema de aterramento por compressão é feito a partir da instalação de conectores metálicos que proporcionam a correta condutividade elétrica de baixa resistência, a qual atua para evitar o escape da corrente para todo o sistema.

Para que isso aconteça é necessário que o conector escolhido seja produzido com um metal que apresente elevado grau de pureza. Como conectores da ProAuto Solar, que são produzidos com cobre eletrolítico, 99,9% puro. Devido a essa característica, essa ferramenta consegue assegurar a eficiência de todo o sistema de aterramento. Além disso, os nossos conectores apresentam diversos outros benefícios. Confira quais são.

Conheça as vantagens desse tipo de sistema

O sistema de aterramento por compressão, é extremamente versátil e sua instalação pode ser feita nos mais diversos tipos de construção, como as já mencionadas usinas fotovoltaicas bem como em indústrias petroquímicas.

Outra vantagem é que a sua instalação não demanda solda, o que evita a emissão de calor e garante maior segurança para quem está realizando esse procedimento. Além disso, a sua aplicação pode ser realizada em lugares fechados e com pouca ventilação, uma vez que não depende de fenômenos climáticos para poder ser aplicado.

Esse dispositivo pode ser enterrado diretamente no concreto e solo, porque, não produz calor, assim, não elimina partículas poluentes para a terra.

E, por último, mas não menos importante, a fabricação do conector para aterramento por compressão é realizada por meio de extrusão. Essa técnica evita que os materiais usados na fabricação do dispositivo se misturem, garantindo a pureza do cobre e fazendo com que o sistema de aterramento dure por muito mais tempo.

Onde encontrar?

Você pode encontrar o conector por compressão, bem como as ferramentas para realizar sua instalação, aqui na ProAuto!

Temos um time de especialistas dispostos a prestar o melhor atendimento e tirar todas as suas dúvidas sobre sistemas de aterramento, entre em contato.

Quer se manter informado sobre tecnologias, inovações e lançamentos da Proauto Electric?

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER!

VEJA SEU ORÇAMENTO