Chave Seccionadora: por que é importante?

A geração de energia fotovoltaica vem se popularizando cada dia mais no Brasil, já que se trata de uma fonte energética limpa e renovável. Diante deste cenário, é preciso entender que essa fonte energética geradora demanda um cuidado maior já que possui precauções elétricas específicas. Dessa forma, em sistemas solares os equipamentos como a chave seccionadora são cruciais para garantir a segurança. No artigo de hoje, explicamos a razão disso. Acompanhe!

Chave seccionadora: o que é?

Para entender o que é a chave seccionadora, você precisa lembrar que o seccionamento é um dos princípios básicos da elétrica. Diferente de sistemas hidráulicos, na elétrica quando o circuito é aberto, a passagem é bloqueada, deste modo, a transmissão de energia após a seccionadora cessa de acontecer. Esse processo é fundamental para trazer mais segurança em caso de intervenção emergencial ou em rotinas de manutenção, desenergizando assim o sistema FV antes do inversor, equipamento que comumente precisa de maiores intervenções de manutenção.

E quando falamos de energia solar, devemos também recordar que a eletricidade é gerada em alta corrente contínua (600/1000/1500CC), que é diferente da corrente alternada (110/220CA), comumente usada em sistemas elétricos convencionais. Por essa razão, os equipamentos utilizados em um sistema fotovoltaico devem ser apropriados para esta aplicação.

Este tipo de equipamento específico é necessário porque “abrir” um circuito em corrente contínua é mais complexo do que realizar o mesmo processo em corrente alternada. Isso porque, a corrente contínua tem a capacidade de gerar o arco fotovoltaico, fenômeno físico extremamente perigoso por gerar calor e luz intensos (plasma), que pode causar danos a quaisquer equipamentos além de representar riscos de incêndio e choque elétrico a vida humana. A chave seccionadora. é capaz de interromper o fluxo de eletricidade e extinguir o arco voltaico de forma segura, sem oferecer riscos à vida humana e/ou equipamentos.

Chave seccionadora: aplicações e importância

Para te ajudar a entender de forma mais objetiva porque esta ferramenta é importante, listamos a seguir algumas das suas principais funções:

1. Intervenção emergencial: quando há problemas no sistema FV, é preciso isolar partes para evitar danos aos equipamentos, estruturas e vida humana. A seccionadora permite interromper o fluxo da corrente, garantindo a segurança de todos.

2. Facilitar a inspeção: os sistemas fotovoltaicos demandam de inspeção contínua, e, não é recomendado que tal procedimento seja realizado com o sistema energizado. Com a chave seccionadora é possível interromper por alguns momentos a transmissão de energia para realizar essas inspeções., que comumente podem ser pessoas totalmente leigas.

3. Conformidade com as normas: as normas de segurança NR10 e da energia fotovoltaica NBR 16690 obrigam a utilização de dispositivos de segurança como a chave seccionadora, portanto, o seu uso é necessário e obrigatório.

Proauto Solar oferece soluções completas para sistemas fotovoltaicos

Contar com soluções completas e de extrema qualidade são os pontos chaves para garantia da segurança e boa geração de energia fotovoltaica, e de proteção, nós entendemos.
A nossa já conhecida string box, é a ferramenta completa para sistema fotovoltaicos, pois, já acompanha todos os dispositivos de segurança, como a chave seccionadora e o DPS

Tenha acesso a String Box com chave seccionadora!

A Proauto Solar é referência no fornecimento de soluções para a geração de energia fotovoltaica. A partir de um atendimento personalizado, visamos entender as necessidades de cada usina, independente de seu porte, e fornecemos ferramentas da mais alta qualidade para garantir a segurança do sistema.

Quer ter acesso? Entre em contato conosco!

Quer se manter informado sobre tecnologias, inovações e lançamentos da Proauto Electric?

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER!

VEJA SEU ORÇAMENTO