Borne push-in: facilitando as conexões elétricas

As conexões elétricas compõem um processo essencial na segurança de equipamentos e também de pessoas que trabalham em plantas industriais. Sendo assim, é essencial contar com sistemas que proporcionam velocidade de conexão, de forma prática e livre de complicações.

Para alcançar esses pontos é importante que você busque investir em soluções como os bornes de passagem de conexão Push-IN da Proauto Electric. Quer entender como esse dispositivo pode otimizar as suas conexões elétricas? Leia o artigo até final.

Como funciona a tecnologia de conexões elétricas Push-In?

Antes de explicar o que é e como funciona essa tecnologia, vamos relembrar a utilidade dos bornes de passagem no funcionamento de máquinas e dispositivos elétricos.

Os bornes são usados para conectar, interconectar e distribuir cabos, fios e condutores elétricos. Ou seja, eles desempenham um papel crucial na segurança e na organização de condutores, viabilizando que a corrente elétrica seja passada de um cabo para outro, de maneira mais controlada. Hoje em dia, o mercado de conexões elétricas, conta com diversos tipos de bornes, e os push-in são um deles.

Os bornes push-in são uma categoria de dispositivos em que o acionamento da conexão é feito por uma mola, dispensando a necessidade de abrir o borne. Essa característica permite que o trabalho de conexão do borne ao painel seja realizado de forma muito mais prática, organizada e rápida.

Vantangens da categoria de bornes push-in

Os bornes de conexão push-in apresentam vantagens estratégicas. Com eles, você pode realizar a montagem de condutores a partir de 0,14mm², em até 50% do tempo, quando comparamos com as conexões convencionais.

Isso porque, o condutor é inserido de maneira direta no borne, oferecendo uma conexão segura e com boa qualidade de contato. Além disso, até mesmo cabos flexíveis podem ser conectados sem problemas com facilidade de manuseio mesmo nas aplicações exigentes.

A Proauto Electric possui também uma gama completa de acessórios para bornes, como tampas, jumpers e etiquetas para melhor configuração do seu projeto. E, os jumpers, por exemplo, estão disponíveis em tamanhos diversos – com identificadores de 2,3 e 10 vias, a pronta entrega, e, nos tamanhos 20,30 e 50, para encomenda – essas possibilidades são essenciais para atender diversos tipos de projetos.

Outro fator de destaque é que todos os conectores apresentam sua versão “terra” com as cores características e a versão “neutro” azul, atendendo as normas internacionais. Todas as especificações estão de acordo as normas IEC 60947-7-1 e UL 1059.

Tipos bornes push-in para conexões elétricas

Dentro da categoria de bornes push-in, os modelos disponíveis no catálogo da Proauto Electric, são:

1.Bornes simples (DP)

A série DP é adequada para aplicações com espaço limitado. A estrutura Push-In permite a conexão rápida do fio sem ferramentas. Fios sólidos e fios flexíveis com terminais podem ser inseridos diretamente, proporcionando uma solução de fiação conveniente e economizando tempo de trabalho.

2.Bornes duplos

Com a mesma qualidade e praticidade dos bornes de passagem simples, os bornes duplos poupam espaço no painel elétrico, com opções de mesmo nível ou em diferentes andares, curto circuitados ou não.

3.Bornes terra

Comumente utilizados para a ligação de aterramento, construídos nas cores características verde e amarelo, e disponíveis com amplo range de bitolas, podendo ser facilmente montados em trilho DIN.

4.Bornes triplos

É uma série que possui design de camada tripla, com opção de cada camada se conectando independentemente ou com todos os contatos interligados internamente, além da opção com camada para aterramento.

5.Bornes fusíveis

Os bornes fusíveis servem para proteção de circuitos elétricos contra curtos-circuitos e garante operação sem falhas do sistema. Os bornes são projetados para utilização de fusíveis de vidro padrão 5×20.

6. Bornes Plugáveis

Bloco de terminais do tipo plug-in que permite a transmissão de sinal e a função de alimentação de energia. A força de inserção antivibração permite que o plugue seja firmemente conectado à base do terminal. A corrente pode ser inserida tanto na base quanto no plugue.

É equipado com uma série de acessórios como plugue, alívio de tensão, trava e etiquetas de marcação.

7. Bornes sensores e atuadores

É um borne sensor/atuador, e quando emparelhado com conectores 0207-01xx, é um sistema modular do borne de distribuição com conexão cruzada integral.

A conexão do DP2.5-ES com sensor/atuador é capaz de atender os requisitos de fiação para transmissão de sinal na indústria.

Montagem da régua de bornes

Além de fornecer os bornes push-in e outros modelos deste dispositivo, a Proauto Electric oferece também o serviço de serviço de montagem de réguas de bornes.

Esse serviço é totalmente personalizado para as necessidades da sua empresa, pois, antes de iniciar a montagem, a equipe da Proauto Electric realiza um levantamento inicial baseado nas especificações que o cliente envia a respeito do projeto que necessita.

Além disso, por contar com estoque e muitos bornes de passagem a pronta entrega, o serviço de montagem da régua de bornes da Proauto é feito em tempo hábil e com materiais de excelente qualidade.

Para entender com mais detalhes como funciona este serviço personalizado, clique aqui e leia o artigo.

Seja na hora de escolher a melhor tecnologia para conexões elétricas, como os bornes push-in, ou para realizar serviços de alta qualidade, como a montagem da régua de bornes, a melhor solução é contar com quem entende do assunto. Por isso, entre em contato com a nossa equipe!

Quer se manter informado sobre tecnologias, inovações e lançamentos da Proauto Electric?

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER!

VEJA SEU ORÇAMENTO