A segurança dos circuitos elétricos de residências, edifícios comerciais, plantas industriais e diversos outros, depende diretamente da realização de instalações bem-feitas. Para isso, além do uso de componentes de boa qualidade, como fios e cabos, por exemplo, é preciso também adotar o uso de terminais elétricos apropriados a cada funcionalidade.
Neste artigo, explicaremos qual a importância dessas terminações nas instalações elétricas, bem como, quais os tipos de terminais mais indicados para cada tipo de instalação. Acompanhe conosco!
O que são terminais elétricos?
Os terminais elétricos são amplamente utilizados em construções destinadas aos mais diversos fins. Isso porque eles têm como função principal realizar a conexão segura e apropriada dos componentes responsáveis por formar um sistema elétrico.
Definindo melhor, esses dispositivos servem como uma verdadeira ponte para a condução da corrente elétrica. Assim, os terminais são usados para realizar a transferência de energia entre a fonte de alimentação até o equipamento elétrico. Para isso, os dispositivos em questão são anexados às extremidades dos condutores.
Em razão de atuarem diretamente na condução elétrica, em grande parte dos casos, esses terminais são produzidos com materiais metálicos, como o cobre eletrolítico, o qual apresenta um alto grau de condutividade. Alguns terminais também podem conter outros tipos de materiais, como o silício e o carbono.
Sobre as vantagens desse tipo de ferramenta, podemos destacar que elas são capazes de garantir uma conexão perfeita e com ótimo acabamento aos aparelhos, tal característica evita mau contato e aquecimento do sistema elétrico, reduzindo as probabilidades de acontecer um curto circuito.
Tipos de terminais e quais suas funções?
Existem inúmeras possibilidades para realizar conexões elétricas, desde as que demandam o uso de outros acessórios, como parafusos, até as que são feitas via linha de bornes. Sendo assim, se existisse apenas um único modelo de terminal, ele não seria capaz de realizar boas conexões, por essa razão, cada maneira de realizar as instalações elétricas exige um tipo específico de terminação!
A seguir, apresentamos alguns dos modelos mais usados de terminais, confira:
- Terminal ilhós ou tubular: podem ser simples ou duplos, indicados para conexão direta entre cabos. Como o próprio nome indica, apresenta um formato de tubo. O modelo simples é indicado para conexão de apenas um cabo, já o duplo, para conexão de até dois cabos;
- Terminal anel ou olhal: sua característica principal é ter um anel em uma das extremidades. Sua utilização é recomendada em casos de conexões que demandam o uso de parafusos;
- Terminal forquilha ou tipo garfo: pode ser usado em conexões que usam parafusos, bem como, consegue conectar barras de bornes. Também é utilizado no envolvimento dos fios, a fim de evitar que eles se rompam durante a passagem de energia, a qual pode gerar uma grande pressão;
- Terminal tipo pino: auxiliam no acabamento de cabos e fios para diversos tipos de equipamento. Pode ser utilizado em terminações com cabos flexíveis, além de bornes e contatores;
- Terminal de engate rápido: indicado para conexões na montagem de isoladores, capaz de realizar a ligação macho-fêmea.
Onde encontrar terminais elétricos de boa qualidade
Durante esta leitura você entendeu qual a importância do uso de terminais nas instalações elétricas, e compreendeu melhor quais são os usos de cada tipo existente no mercado.
A Proauto apresenta em seu vasto de portfólio de produtos uma gama completa de terminais elétricos adequados para cada funcionalidade. Para ter acesso a essa e muitas outras soluções entre em contato com a nossa equipe.