Proteção na indústria: como evitar certos riscos utilizando um bom Sistema de Proteção?

A produtividade de uma indústria está diretamente ligada ao correto funcionamento de todos os equipamentos empregados na linha de produção. Contudo, algumas paradas inesperadas podem acontecer, pois existem diversos fatores de riscos capazes de atrapalhar essa cadeia produtiva.

Felizmente, é possível evitar que acidentes e paradas inesperadas ocorram adotando algumas medidas e empregando equipamentos como o DPS e Supervisores.

Para entender melhor como proteger seu maquinário, confira o post completo!

Quais são os fatores de riscos para os equipamentos industriais?

Podemos separar essas ameaças de funcionamento em, basicamente, duas categorias distintas: riscos internos e riscos externos. Mas quais são as diferenças entre os dois?

Os chamados riscos internos são aqueles que podem ser evitados com uma manutenção preventiva adequada e o uso de equipamentos de proteção elétrica corretos. Dentro desta categoria podemos mencionar:

  • Correntes elétricas vindas de surtos internos ;
  • Ambientes extremos com altas ou baixas temperaturas ;
  • Danos provocados por animais, como roedores.

A falta de atenção sobre estes eventos pode ocasionar diversas consequências, como: incêndios, acidentes de trabalho, pausas para manutenções inesperadas e choques elétricos.

Assim, é possível perceber que a ausência da manutenção preventiva pode levar a danos irreparáveis, tanto para os caros equipamentos usados na indústria, quanto para os funcionários que estão envolvidos nos processos.

Já os chamados riscos externos dizem respeito àqueles riscos que não podem ser controlados diretamente pela indústria, como descargas atmosféricas. Estes eventos também podem gerar complicações que comprometem a indústria como um todo.

Um dos danos mais graves, acontece quando o sistema recebe uma descarga atmosférica e se sobrecarrega. Tal acontecimento provoca o superaquecimento dos equipamentos, que pode causar graves incêndios, além de ser algo extremamente nocivo para os equipamentos instalados, muitas vezes causando sua perda total.

Como prevenir estes riscos?

Realizar a prevenção de riscos, sejam eles internos ou externos, deve ser um processo cotidiano dentro de qualquer indústria, seja ela de pequeno, médio ou grande porte!

Para isso, é preciso investir em procedimentos e equipamentos que atuam como uma proteção para os sistemas elétricos. O objetivo principal disso é antecipar e achar a razão do problema da cadeia produtiva a fim de solucioná-lo antes que danos maiores aconteçam.

Em termos de dispositivos, um dos maiores aliados para prevenir danos, com toda a certeza, é o DPS!, o qual possui a capacidade de atuar na prevenção de riscos internos e externos!

A razão do DPS ser tão fundamental nos processos de prevenção de danos na indústria, deve-se à sua forma de atuação. Ele consegue evitar que as elevadas correntes das descargas atmosféricas cheguem aos equipamentos industriais, evitando as sobrecargas do sistema.

Além do mais, em termos de prevenção dos riscos internos, podemos falar do papel fundamental dos Supervisores de Falha de Isolamento e Corrente de fuga. Eles atuam na supervisão de falhas de isolamento dos cabos e fios, bem como, na fuga de corrente elétricas, as quais poderiam levar o sistema a uma parada inesperada, causando prejuízos, muitas vezes irreversíveis.

proteção e conectividade na industria

Conte com quem tem experiência no setor

A Proauto Electric já tem mais de 30 anos de experiência no mercado de automação industrial e trabalha com marcas referência como a DEHN e a BENDER, empresas alemãs responsáveis por desenvolver dispositivos de segurança como o DPS e os Supervisores de Falha e Fuga de Correntes

Entre em contato conosco por meio de nosso site, estaremos à disposição para sanar todas as suas dúvidas.

Quer se manter informado sobre tecnologias, inovações e lançamentos da Proauto Electric?

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER!

VEJA SEU ORÇAMENTO