Devido a alta tensão contínua dos sistemas fotovoltaicos, os princípios de incêndios nos painéis solares, inversores, stringbox ou conexões infelizmente podem acontecer, especialmente, em instalações que não seguem as normas vigentes de instalações como a NBR 16690 e 5410. Com o aumento exponencial das instalações no mercado nacional é preciso prestar atenção aos cuidados em segurança para evitar incidentes nos equipamentos, e/ou acidentes contra as pessoas, assim, é preciso entender a fundo a importância de equipamentos que realizam o seccionamento CC/DC.

Neste artigo, iremos te mostrar a relevância destes dispositivos, bem como o que fazer para evitar um acidente, operando seguramente o desligamento do seu sistema fotovoltaico.

Como o seccionamento evita acidentes no seu sistema fotovoltaico?

Um sistema de geração de energia solar seguro depende de diversos equipamentos, e, um dos mais importantes nesse sentido, é, com certeza, a String Box!

A stringbox, além da proteção contra surtos de tensão (descargas atmosféricas) da parte CC do sistema, também tem a função fundamental de realizar o seccionamento das correntes do circuito.

O uso deste dispositivo é obrigatório pelas normas de segurança NBR 5410 e pela NBR 16690, as quais demandam que instalações elétricas devem apresentar capacidade para o seccionamento, proteção contra sobretensão, proteção contra choques elétricos aos usuários do sistema e proteção contra incêndios e capacidade para realizar o controle térmico da rede.

Sendo assim, é proibido a instalação de sistemas fotovoltaicos sem a presença de uma String Box seccionadora na Stringbox ou no Inversor Solar. Os riscos dessa escolha são muito altos e podem provocar danos irreparáveis tanto a equipamentos quanto à segurança humana.

Como a String Box impede o acontecimento de incêndios?

A geração de energia solar envolve uma complexa rede de cabeamento, responsável por conectar os painéis solares a rede. Quando o cabeamento é feito sem a proteção apropriada podem acontecer curtos-circuitos que provocam princípios de incêndio.

Quando este tipo de incidente acontece é necessário seccionar o circuito o mais rápido possível e assim interromper o fornecimento de energia, impedindo que a temperatura aumente ainda mais.

Em caso de problemas no inversor as stringboxes com chave seccionadora, são capazes de desconectar o inversor dos módulos fotovoltaicos, podendo interromper o fluxo de corrente.

Dessa forma, a geração de energia é interrompida sem que uma pessoa precise se arriscar para desligar o inversor. Por essa razão, ao invés de economizar nas escolhas dos equipamentos do seu sistema fotovoltaico, pense na segurança de todos que irão depender deste sistema.

Os melhores equipamentos de proteção para seus painéis solares

A Proauto Solar é referência nacional no setor de geração de energia fotovoltaica, fornecendo equipamentos de proteção aos painéis solares e para todo o sistema, bem como, desenvolvendo equipamentos reconhecidos pela sua qualidade diferenciada, como a nossa String Box!

Para evitar incidentes e garantir a segurança de seu sistema de energia solar, entre em contato com a nossa equipe!