Importância da Proteção do Sistema Fotovoltaico

 

A energia solar é uma fonte renovável de produção de energia elétrica, e especificamente a energia solar fotovoltaica, é um potencial para a produção de energia no país, além de ser barata e um investimento de retorno garantido. Para que a luz solar vire energia é necessário a instalação de um sistema fotovoltaico no local. Esse sistema é formado por equipamentos que demandam cuidado especial para garantir sua proteção e seu funcionamento adequado. E, por ter se tornado tão popular em uso residencial e comercial, além do uso em grandes usinas, é de extrema importância o conhecimento sobre seus riscos e de como melhorar a proteção do sistema fotovoltaico.

 

 Quais são os riscos de um sistema fotovoltaico?

 

Os sistemas fotovoltaicos estão constantemente expostos a diversas situações que possam atrapalhar ou até interromper o seu funcionamento. Cada país, devidos as suas características climáticas, possuem desafios em graus diferentes e aqui no Brasil, os mais comuns são as descargas elétricas, as chuvas e as precipitações de granizo, sendo o primeiro o principal risco. Somos o país com maior incidência de descargas atmosféricas (raios) do mundo. De acordo com os dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 78 milhões de raios caem todos os anos no Brasil. Diante deste cenário, é normal que as empresas e pessoas se preocupem com a proteção contra raios no seu sistema solar fotovoltaico.

 

 Por que devemos proteger os painéis?

 

Para ter segurança no sistema fotovoltaico evitando queima de equipamentos, incêndios, choques e danos permanentes que diminuem a vida útil do sistema solar, é necessário não só protegê-lo, mas instalar equipamentos de alta qualidade.

Os principais problemas que podem decorrer das descargas atmosféricas são os surtos e curtos elétricos.

Para gerar energia fotovoltaica é necessário um bom funcionamento do sistema em si, o que requer investimento. E para isso, é muito importante contar com dispositivos que garantem essa proteção.

 

Você já ouviu falar em DPS?

 

 O DPS é um dispositivo que protege o sistema de descargas atmosféricas e surtos que poderiam danificar os equipamentos ligados a ele.

Classificados de acordo com sua capacidade de proteção, o DPS Classe I desvia ao sistema de terra a corrente parcial da descarga atmosférica e o DPS Classe II, pode limitar a tensão induzida a níveis que os equipamentos sejam capazes de suportar. Conheça os melhores DPS do mercado clicando aqui.

 

E sobre String Box?

 

A String Box é extremamente necessária para proteção do sistema fotovoltaico, pois é um quadro elétrico composto por componentes que estão preparados para intervir em caso de irregularidades elétricas. Os componentes são uma chave seccionadora, dispositivo de Proteção Contra Surtos (DPS) e os fusíveis. Quando necessário, a chave seccionadora age interrompendo a passagem de energia no circuito.

 

Qual o papel de um QDCA no sistema?

 

O QDCA é o quadro de proteção em baixa tensão da parte CA (corrente alternada) do sistema fotovoltaico. Ele serve para a proteção contra descargas atmosféricas provenientes da rede elétrica de distribuição quanto a proteção de sobrecarga e curto-circuito na parte CA.

Ao ser utilizado, ele cumpre a norma ABNT NBR 16690 que orienta a necessidade de uma segregação entre as linhas de corrente contínua e corrente alternada. Além disso, traz segurança na distribuição das correntes, pois fica protegido na caixa, com as ligações feitas nos componentes necessários, e tem fácil acesso caso seja necessário intervir no sistema.

Um QDCA de qualidade é de tão suma importância quanto a stringbox na parte CC (corrente contínua), pois também promove a segurança do inversor, no qual é o produto mais sensível e de maior valor agregado do sistema FV.

 

Aterramento

 

Além do DPS e String Box, é necessário a instalação de um sistema de Proteção Contra Cargas Atmosféricas (SPDA), que é formado por um para-raios ligado a uma malha de aterramento. Todos os equipamentos do sistema fotovoltaico, incluindo as partes metálicas de fixação, devem ser aterrados e essa rede de aterramento, que é conectada ao para-raios, cria assim um caminho alternativo para que a descarga elétrica seja escoada no solo.

 


 

Nesta leitura, você conheceu os pontos mais importantes e os fatores de risco para o sistema fotovoltaico. Os módulos solares já são protegidos contra o impacto contra granizo, então a preocupação deve ser centralizada com os raios, pois como vimos, o Brasil é recorde em incidência de descargas elétricas.

A Proauto oferece a solução completa para a proteção do seu sistema, com os melhores produtos do mercado.

Você, integrador, monte o seu projeto com equipamentos que garantirão o bom funcionamento do sistema do seu cliente e não tenha dor de cabeça.

Conheça nossas soluções!

Adicione nosso whats em seus contatos!

📲 WhatsApp 15-98103-2121.

Quer se manter informado sobre tecnologias, inovações e lançamentos da Proauto Electric?

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER!

VEJA SEU ORÇAMENTO