novembro-azul

Como surgiu o Novembro Azul?

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, denominado Movember, cujo nome tem origem na junção das palavras inglesa, moustache (bigode, em português) e november (novembro, em português), cujo objetivo é sensibilizar e conscientizar o público masculino em relação aos cuidados preventivos e à importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata, tornando-se oficial o dia 17 de novembro como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Vários países adotaram a campanha e o Novembro Azul , em muitos deles, representa mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes — ao estilo Mario Bros—, símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer nos bagos, depressão masculina e o cultivo da saúde do homem, entre outros.

No Brasil, a campanha ganhou destaque em 2002, tornando-se referência na missão de orientar os homens a cuidarem melhor da saúde. O Novembro Azul foi criado no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, que busca promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao urologista e à realização do exame de toque.

Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos, como: Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras,  também logrou a adesão de celebridades, entre outras, Zico, Emerson Fittipaldi e Rubens Barrichello, ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

novembro-azul-1novembro-azul-2novembro-azul-3novembro-azul-4novembro-azul-5novembro-azul-6

NÓS ABRAÇAMOS ESTA CAUSA. ABRACE-A VOCÊ TAMBÉM!9082