Por que investir em um sistema de monitoramento?

Uma triste realidade é que, hoje, várias usinas fotovoltaicas deixam o sistema de monitoramento passar, seja por falta de informação, ou por preocupações quanto ao custo inicial de aplicação no sistema. Sem levar em consideração a forte tendência de crescimento dessa tecnologia devido aos seus benefícios e economia a longo prazo.

Porém, a adoção desse sistema é essencial para manter sua linha de produção funcionando 100% sem grandes contratempos.

Para aprender mais sobre a aplicabilidade desses sistemas tão valiosos, acompanhe o nosso blog!

O que é um sistema de monitoramento?

Em uma explicação mais crua, o sistema de monitoramento é como a sentinela do sistema fotovoltaico, servindo para, como o próprio nome sugere, monitorar as string boxes e avisar o operador do centro de comando caso ocorram falhas.

De maneira técnica, uma unidade de monitoramento em string atua de modo a informar o operador todos os dados elétricos dos arranjos fotovoltaicos e status de chave seccionadora, DPS e temperatura assim entregando todas informações para o controle de manutenção das string.

Por que isso é útil?

Essas informações retornadas para o controle e manutenção são úteis por uma variedade de motivos.

Primeiramente, o monitoramento constante da corrente contínua permite que, de forma natural, os operadores possam detectar e neutralizar falhas antes que elas possam se tornar um problema na linha de produção de energia.

Além disso, o sistema de monitoramento também controla e armazena informações sobre a temperatura no interior da String Box, evitando problemas decorrentes do superaquecimento.

Mas o principal é, sem dúvidas, a redução no tempo de manutenção. Nas usinas de grande porte que resistem ao uso do monitoramento, encontrar o arranjo com falha é como procurar por uma agulha em um palheiro, uma vez que isso exige uma vistoria manual de arranjo por arranjo em toda a usina fotovoltaica.

Com o sistema, no entanto, a informação é imediata. Ele retorna com exatidão qual arranjo parou de funcionar, assim como os motivos para que isso aconteça, permitindo uma ação imediata e um conserto rápido para que a produção possa ser continuada sem contratempos.

Onde o sistema de monitoramento pode ser usado?

Esse sistema é usado nas String Boxes de 1500v. Sua aplicabilidade é voltada à geração centralizada.

Isso não significa que o monitoramento não possa ser adaptado e personalizado para se adequar às demandas da geração distribuída, no entanto.

Onde eu posso encontrar essa solução?

A ProAuto Electric oferece, hoje, dois modelos distintos e de aplicabilidade ligeiramente diferentes, o modelo HALL e o modelo SHUNT.

No HALL, o cabo é conectado diretamente por dentro da placa, onde ele colhe as informações e retorna ao usuário.

O SHUNT necessita de um borne para fazer a ponte entre o cabo e a placa.

Ambos os sistemas têm modelos cuja quantidade de entradas varia entre 12 a 24 entradas, com placas cuja potência vai de 25 a 60 A por arranjo.

As próprias placas eletrônicas têm seus diferenciais. Elas são especialmente robustas e reforçadas para entregar o máximo de qualidade, e elas têm três tipos de comunicação: a comunicação wireless, a comunicação por fibra óptica e a comunicação RS485.

Diferenças entre as comunicações:

Hoje no mercado temos duas comunicações que são mais utilizadas a wireless e RS485, ambas tecnologias suprem o mercado. A tecnologia wireless vêm se destacando pela facilidade de instalação e estabilidade, mas sempre devemos ficar de olho nas características de terreno e outras características que podem influenciar no sinal de wireless.

A comunicação RS485 é conhecida no mercado como bbb bom bonito e barato e todos conhecem como funciona a tecnologia. Mas pela alta demanda de cabo de comunicação utilizado nos projetos de usinas sempre se faz o estudo para saber qual utilizar

A fibra possui um ótimo desempenho de comunicação e estabilidade de informação, mas possui um valor agregado maior que seus concorrentes.

Em seus modelos de comunicação wireless, a ProAuto conta com um certificado oficial da Anatel para comprovar sua eficácia, segurança e qualidade.

Modelo de sistema de monitoramento. Modelo de sistema de monitoramento.

Converse com a ProAuto!

Nunca é tarde demais para investir em um bom sistema de monitoramento, especialmente quando os seus benefícios estabilizam a produção de tal maneira que as falhas não gerem impacto na geração da usina fotovoltaica.

Caso ainda existam dúvidas sobre quaisquer informações expostas neste texto, não hesite em nos contatar para conversar com os nossos especialistas.

Se a solução descrita no texto interessa a você ou à sua empresa, entre em contato para fazer um orçamento e um plano de montagem com os profissionais mais qualificados do mercado.

Quer se manter informado sobre tecnologias, inovações e lançamentos da Proauto Electric?

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER!

VEJA SEU ORÇAMENTO