Monitoramento de energia solar: por que fazer?

Entender como o sistema fotovoltaico de sua instalação está funcionando, saber qual a quantidade de energia gerada e o quanto foi consumido são processos fundamentais para evitar acidentes e assegurar o funcionamento correto do sistema. Mas, como realizar todas essas atividades, sem gastar recursos e tempo? Para realizar esses procedimentos de forma mais econômica e otimizada é preciso investir em um sistema de monitoramento de energia solar!

A partir desta tecnologia, é possível compreender a performance geral do sistema, bem como, analisar quais são as placas e equipamentos que apresentam possíveis defeitos. Tal visibilidade a respeito do funcionamento do sistema fotovoltaico é fornecida por softwares, os quais transmitem informações por meio rede wireless, cabeamento ou fibra óptica.

Quer entender melhor sobre a relevância deste tipo de sistema para a geração de energia solar? Continue lendo!

Quais as funcionalidades de um sistema de monitoramento de energia solar?

Os sistemas de monitoramento em usinas fotovoltaicas tem como principal funcionalidade fornecer dados a respeito do funcionamento do sistema, de forma remota para os responsáveis pelo controle da geração de energia solar. Os dados fornecidos são tanto em tempo real, quanto do histórico de fenômenos que aconteceram no passado.

Um sistema completo e dedicado para Usinas FV, como o sistema de monitoramento Webdom permite:

  • Controle e monitoramento de plantas completas;
  • Controle e monitoramento das Strings;
  • Controle e monitoramento dos Trackers;
  • Controle e monitoramento dos Inversores.
  • Além do fornecimento de dados assertivos, o sistema de monitoramento é capaz de emitir alertas, os quais são baseados nos números analisados.

Este tipo de sistema pode realizar também a análise de previsões meteorológicas, fundamental quando o assunto é geração de energia fotovoltaica. Alguns tipos de monitoramento realizados a respeito da meteorologia são:

    • Temperatura e umidade;
    • Pressão (sensor barométrico);
    • Velocidade do vento;
    • Luz;
    • Chuva;
    • Limpeza.

Por que este tipo de monitoramento é importante?

O monitoramento de energia fotovoltaica é importante pois permite um melhor aproveitamento dos recursos, uma vez que viabiliza uma melhor visualização do funcionamento geral da usina fotovoltaica, permitindo analisar qual foi o total de energia produzida e qual foi o consumo no período selecionado.

Além disso, com um sistema robusto de monitoramento não há a necessidade de deslocamentos constantes para realizar inspeções físicas nos locais onde as placas fotovoltaicas estão instaladas, uma vez que, os dados são enviados por rede wireless para o computador do responsável por realizar essa fiscalização.

Com isso, acontece um ganho de tempo e uma economia de recursos, os quais podem ser realocados em outras demandas, como investimento em equipamentos, por exemplo.

Ademais, receber informações remotas sobre a geração de energia solar proporciona uma maior segurança aos envolvidos na manutenção do sistema, pois, os reparos poderão ser programados com mais antecedência e só haverá a necessidade de visitas às usinas, quando o sistema de monitoramento emitir alertas.

Em qual sistema de monitoramento de energia solar devo investir?

A Proauto Solar traz ao mercado nacional de energia fotovoltaica o sistema de monitoramento Webdom, com um grande range de produtos desenvolvidos especialmente para um monitoramento preciso e assertivo das plantas fotovoltaicas!

Por meio da robusta rede wireless Lora, a qual oferece um completo pacote de comunicação, as informações transmitidas pelo sistema Webdom são extremamente confiáveis e precisas, facilitando dessa maneira, o trabalho de acompanhamento e manutenção dos equipamentos da usina. Essa rede permite também um excelente armazenamento de dados, fundamental para análises a longo prazo da planta!

Invista no sistema de monitoramento de energia solar Webdom hoje mesmo!

Entre em contato com a Proauto Solar e, tenha acesso a um robusto sistema de monitoramento de energia solar. Para ter acesso, e
entre em contato com a nossa equipe!

Por que os relés são indispensáveis?

Manter os equipamentos de uma indústria funcionando de maneira correta, sem que aconteçam falhas inesperadas ou acidentes, é um procedimento extremamente complexo. Esse processo está relacionado também a utilização de dispositivos apropriados, como é o caso dos relés.

Por mais que esta ferramenta seja considerada simples, ela é indispensável na segurança do sistema elétrico de fábricas e indústrias, independente de seu porte. Para entender melhor a respeito do funcionamento de um relé e quais são seus modelos, confira o artigo completo!

O que são os relés?

O relé é um dispositivo de interface que tem como função alterar o estado de um sistema elétrico por meio de uma baixa corrente, tais mudanças são pré determinadas e controladas, podendo acontecer em um ou mais circuitos.

Como o equipamento atua por meio de uma corrente muito baixa, a sua utilização torna-se segura, uma vez que, o reléconsegue realizar o controle de altas correntes usando níveis seguros de eletricidade. Esse fator evita também que os equipamentos conectados a ele sejam prejudicados com mudanças bruscas de corrente, preservando-os por mais tempo, garantindo sua maior durabilidade.

Por atuarem diretamente conectados às máquinas e outros equipamentos elétricos empregados na indústria, o relés é indispensável na garantia do bom funcionamento da linha de produção dos mais diversos setores industriais.

Mas, como funciona?

De maneira bem resumida, pode-se dizer que um relé funciona, de certa forma, como um interruptor, o que isso significa? Isso quer dizer que o dispositivo atua como um contato, que vai estar aberto ou fechado.

O fator que irá indicar a abertura ou o fechamento deste contato depende da forma como o dispositivo foi configurado. A configuração permite que o estado de funcionamento de um circuito ou equipamento seja alterado.

Contudo, o entendimento mais aprofundado a respeito do funcionamento dos relés depende do seu modelo. Hoje em dia, os modelos mais conhecidos são os relés eletromecânico e o relés de estado sólido!

Relés eletromecânicos

O modelo conhecido como relés eletromecânico é nada mais que um contator eletromecânico, operado eletromagneticamente. Isso quer dizer que seu funcionamento se dá a partir da criação de um campo eletromagnético, gerado por uma baixa corrente, em uma bobina dentro de um núcleo magnético.

A formação deste campo tem a capacidade de controlar um contator que pode regular uma corrente elétrica muito superior àquela empregada inicialmente. Com isso, o equipamento consegue moderar as correntes, além de ser capaz de manter os circuitos isolados uns dos outros.

Relés de estado sólido

Além do modelo mencionado acima, um outro dispositivo que vêm se tornando popular é o chamado relé de estado sólido. Mas, afinal, qual a diferença entre eles?

Os relés de estado sólido têm a mesma função que o tradicional eletromecânico, contudo, ele não apresenta componentes mecânicos que viabilizam seu funcionamento. Sendo assim, o relés de estado sólido funciona a partir de componentes que são semicondutores, ao contrário do eletromecânico que funciona por meio do contato físico entre seus componentes.

Por suas características, os relés de estado sólido apresentam maior durabilidade em relação ao eletromecânico, uma vez que seu desgaste de uso acaba sendo bem menor. Além disso, seu tempo de comutação também é inferior, e, não geram ruídos, ao contrário dos relés eletromecânicos. Entretanto, o custo acaba sendo mais elevado em relação ao outro modelo mencionado.

Relés de boa qualidade: onde encontrar?

A Proauto é especializada no fornecimento de equipamentos para automação industrial de marcas reconhecidas internacionalmente. O nosso compromisso é sempre fornecer máxima qualidade em produtos junto a um atendimento personalizado.

Para ter acesso, e
entre em contato com a nossa equipe!

Ferramenta de compressão à bateria!

As ferramentas hidráulicas são dispositivos que utilizam de um sistema hidráulico através de líquido pressurizado, seguindo o princípio de Pascal, onde basicamente segue a ideia de que uma pequena força aplicada se multiplica, poupando o esforço de quem a utiliza. Em um processo de realizar ligações elétricas onde se utilizam conectores e terminais, as ferramentas de compressão podem ser aplicadas, as quais têm como função comprimir de forma apropriada os conectores de um certo sistema.

Tais ferramentas estão muito presentes no cotidiano de quem está envolvido em obras relacionadas à construção de usinas fotovoltaicas, e, pensando facilitar essa rotina, a Proauto possuí em portfólio uma vasta gama de aplicações de ferramentas de compressão hidráulicas e agora, apresenta uma ferramenta a base de bateria!
Para entender as funcionalidades deste item, continue lendo!

Dispositivos hidráulicos na geração de energia fotovoltaica.

No âmbito da energia solar, essas ferramentas são largamente empregadas para otimizar o trabalho e tempo dos instaladores, uma vez que, as ferramentas são usadas para reduzir a força empregada em determinado procedimento.

Esse tipo de dispositivo é utilizado desde a compressão de terminais de cobre eletrolítico,, ligações elétricas, montagem de painéis elétricos, conectores bimetálicos até conectores para aterramento.

Normalmente, essas ferramentas são de uso manual, contudo, com o objetivo de facilitar ainda mais o dia a dia de quem precisa realizar procedimentos de emenda ou conexão, a Proauto apresenta em seu portfólio uma ferramenta hidráulica a bateria.

Ferramentas de compressão á bateria,

A ferramenta apresentada, traz ainda mais facilidade para a realização de obras de implementação tanto prediais, quanto usinas fotovoltaicas. Uma vez que, ela é capaz de realizar uma rápida e perfeita compressão, evitando o emprego de força por parte do operador. Dessa forma, a execução da obra acontece mais rapidamente, o que implica também na economia de outros custos, como mão-de-obra, por exemplo.

Conectores bimetálicos: por que são tão relevantes?

Os conectores bimetálicos são importantes pois impedem a corrosão galvânica, processo eletroquímico no qual um metal corrói preferencialmente outro, quando ambos estão em contato elétrico. Na canalização, o processo ocorre quando ambos metais de grandezas distintas são unidos. São muito utilizados em usinas fotovoltaicas, onde são empregados para realizar a conexão dos cabos de alumínio em barramentos de cobre.

Conectores de aterramento, quais vantagens e diferenças?

O conector de aterramento à compressão é um acessório metálico de liga de cobre que realiza a mesma função de condutividade da solda exotérmica, porém atua de outra forma. Assim como a soldagem, os conectores são capazes de fazer a conexão cabo x cabo e cabo x haste.

Por sua vez, ao invés de fundir metais em uma solda exotérmica, os conectores comprimem os cabos ou hastes para que eles sejam incorporados de forma segura na malha de aterramento.

Os conectores de aterramento têm o fator praticidade.A emenda e a instalação dos conectores tem um tempo de tarefa muito menor que a soldagem, além disso, eles podem ser usados em qualquer lugar, sem oferecer riscos.

No mais, o conector de aterramento é autossuficiente — sua conexão não depende de fatores externos, podendo ser realizada a qualquer momento.

Dentro de um mercado orientado ao melhor benefício em produtividade e praticidade, o conector de aterramento à compressão é a escolha mais viável. Por ser 99% cobre, o conector apresenta uma condutividade superior, desde o momento da instalação.

Em suma, a economia de tempo apresentada pelo conector de aterramento é valiosa demais para que este método seja ignorado em prol da solda exotérmica. Ademais, ele não apresenta perda catódica, característica que mantém a condutividade perfeita.

Onde encontrar ferramentas de compressão?

A Proauto Solar é referência nacional no setor de geração de energia fotovoltaica, fornecendo equipamentos que são empregados desde a instalação até a proteção de sistemas de energia solar. Os dispositivos fornecidos e desenvolvidos pela Proauto são reconhecidos pela sua qualidade diferenciada.

Para ter acesso, e
entre em contato com a nossa equipe!

Conectividade e proteção das instalações elétricas na indústria.

conectividade

Vem aí mais uma edição do Protech! Neste evento, a Proauto reúne especialistas para tratar a respeito da conectividade e proteção das instalações elétricas na indústria.

A próxima edição do evento acontecerá na cidade de Betim, MG, no dia 19 de outubro de 2022. Falaremos desde como proteger suas instalações de fatores externos de riscos até sobre como certificar-se que internamente o sistema está bem protegido e conectado.

Como garantir que seu sistema esteja sempre funcionando? Como monitorar o funcionamento dos seus equipamentos? Qual o preço de uma produção parada? Essas serão algumas perguntas que responderemos!

Ainda falaremos sobre como muitas dessas soluções podem ser diretamente implantadas na mineração, um ambiente hostil para a maioria dos equipamentos, cuja disponibilidade deve ser constante para manter a produção funcionando de forma correta.

E, para dar uma pequena amostra do que estamos preparando, neste artigo, vamos explicar um pouco a respeito de soluções que protegem o maquinário de riscos externos. Acompanhe!

Qual é a importância de investir na proteção e conectividade na indústria?

Em determinados ramos industriais manter os equipamentos funcionando de forma contínua é crucial para garantir o bom resultado do processo produtivo. Contudo, para que isso de fato aconteça é preciso que os equipamentos envolvidos na cadeia produtiva estejam bem protegidos em relação à rede elétrica, a fim de que, seu funcionamento não seja comprometido por danos, como, curto circuitos ou superaquecimento, por exemplo.

Uma solução eficaz para evitar esses tipos de incidentes é investir em sistemas de supervisão e monitoramento de corrente de fuga. Esses sistemas são capazes de realizar análises preditivas nos equipamentos, a fim de, identificar possíveis correntes de fuga, emitindo um alerta quando são encontradas.

Isso, possibilita que os técnicos e engenheiros envolvidos na manutenção do equipamento, cuja falha foi identificada, possam solucionar o problema, antes que ocorram danos maiores ao dispositivo e as pessoas que o controlam.

Além da segurança, equipamentos que evitam a corrente de fuga, também colaboram para manter a produção funcionando de forma contínua, sem apresentar grandes problemas com o funcionamento de máquinas e outras ferramentas. Este é o verdadeiro caso em que a prevenção é a melhor solução!

Relevância de processos de automação e conectividade dentro da mineração.

proteção industrial

Indústrias pesadas como setores que envolvem a extração de minérios, como a indústria siderúrgica, contam com uma cadeia produtiva que está constantemente submetida às alterações climáticas, sendo assim, muitos dos equipamentos ficam continuamente expostos a descargas atmosféricas.

Tais descargas podem atingir o maquinário e provocar paradas inesperadas, as quais acarretam diretamente na redução de lucros, uma vez que, a produção teve que ser paralisada pela falha em um equipamento. Por exemplo, já imaginou o quanto uma mineradora perde com uma esteira parada? Com certeza, são milhares de reais que também ficam parados!

Dessa maneira, é fundamental investir em sistemas de proteção para as instalações elétricas em mineradoras, afinal, você garante maior segurança e qualidade nas entregas, bem como, maiores lucros para a empresa.

A conectividade também é crucial para este setor, pois, como, mineradoras geralmente ficam em locais de difícil acesso, poder acessar o maquinário remotamente para análise de falhas e correções de software gera uma grande economia de tempo e dinheiro.

Além disso, outra grande vantagem é não depender de dados manuais de campo para realizar a análise de produtividade, viabilizando, assim, a maior eficiência produtiva possível.

Quer saber mais sobre segurança na indústria?

Se este assunto é importante para o seu cotidiano, inscreva-se na segunda edição do Protech!

As inscrições poderão ser feitas até dia 18/10, clicando aqui.

Nos encontramos lá.

Plataforma Delta DIACloud para internet das coisas

De fácil configuração, plug and pay, monitoramento seguro, manutenção e leitura remota.

 

Sendo um parceiro chave no segmento de automação da Proauto Electric, a Delta lançou uma solução DIACloud com serviço gratuito de até 12GB/ano para monitoramento remoto, manutenção e coleta / armazenamento de dados (big data).

A plataforma em nuvem da Delta, DIACloud, é uma tecnologia segura que permite que os dispositivos conversem entre si como se estivessem na mesma rede. De fácil configuração, ele permite a cada usuário conectar a seus dispositivos e verificar o status on-line dos dispositivos, seja pela Web, desktop ou telefone celular, utilizando o aplicativo DIACloud da Delta para plataformas iPhone e Android.

Foram lançados 4 modelos que se conectam a plataforma DIACloud:

  • Roteador com chip de celular GSM DX-2100 3G
  • Roteador Ethernet DX-2300 Ethernet Cloud WAN
  • Roteador com chip redundante 3G e Ethernet DX-3001 Ethernet Cloud WAN
  • Roteador com chip redundante 4G e Ethernet DX-3021 Ethernet Cloud WAN e Wifi

Comumente no Brasil somente os dois primeiros modelos são itens de estoque.

 

O Sistema na nuvem DIACloud permite que equipamentos como CLPs, Interfaces Homem Máquina ou qualquer dispositivo se conectarem a uma rede segura vinculados a uma conta cadastrada. O recurso gateway Modbus dos modelos DX garantem qualquer dispositivo usando o protocolo possam ser monitorados, configurados e atualizados remotamente sem a necessidade de envolver um departamento de TI.

A solução ainda permite ao usuário de qualquer lugar se conectar pelo seu PC ao dispositivo, você pode usar o software DIACom para conectar seu PC à mesma rede à qual esses outros dispositivos estão conectados como se estivesse localmente conectado ao produto, mesmo que você esteja no outro lado do planeta. O DX-2100 e o DX-2300 também possuem recursos integrados para facilitar o monitoramento de dispositivos, como SMS e capacidade de alarme de e-mail.

Confiabilidade, velocidade e robustez são três coisas importantes para qualquer dispositivo com conectividade remota. É por isso que a Delta tem mais de 15 servidores em todo o mundo inclusive no Brasil, para garantir que haja sempre um servidor seguro e próximo para se conectar.

Um dos principais problemas com o armazenamento de dados em nuvem é a quantidade e tamanho do arquivo que deseja enviar. É por isso que o protocolo DIACloud proprietário da Delta oferece suporte ao relatório por mensagens de exceção, para garantir que apenas os dados necessários sejam transmitidos aos servidores. Além disso, a plataforma DIACloud da Delta oferece suporte à tecnologia de armazenamento gratuito para garantir que os dados estejam completos e consistentes.

Outro ponto importante para soluções baseada na internet das coisas é um sistema barato e fácil de configurar, dessa forma a Delta oferece gratuitamente para cada DX conectado ao DIACLOUD 12GB anuais de trafego e instalação PLUG and PLAY de fácil configuração, com apenas 3 passos, criar um túnel seguro, simples e se conectar ao dispositivo.

Asseguramos que a conexão é segura, informando que “a Delta patenteou a tecnologia para autenticação, autorização e criptografia de dados para garantir que o dispositivo dos usuários finais seja seguro, de ponta a ponta, com apenas dispositivos autenticados e PCs permitidos na rede”.

Há também uma opção de utilização sem a plataforma DIACloud para sistemas que preferem uma solução baseada em VPN

  • Roteador VPN Ethernet / 3G DX-3001

Essa plataforma de hardware e software permite que fabricante de máquinas e os usuários finais conectem, monitorem e armazenem informações de forma eficaz para permitir o empacotamento inteligente.

Onde encontrar as soluções da Delta para conectividade?

Aqui na Proauto, temos a linha completa de dispositivos e roteadores da Delta, para que sua empresa tenha acesso as melhores soluções em automação industrial do Brasil e do mundo, já trabalhamos com empresas renomadas internacionalmente.

Quer conhecer melhor essas soluções?
Entre em contato com a nossa equipe!
Estaremos esperando para realizar um atendimento personalizado para melhorar ainda mais a qualidade das suas entregas.

Seccionamento CC/DC e a segurança do sistema fotovoltaico

Devido a alta tensão contínua dos sistemas fotovoltaicos, os princípios de incêndios nos painéis solares, inversores, stringbox ou conexões infelizmente podem acontecer, especialmente, em instalações que não seguem as normas vigentes de instalações como a NBR 16690 e 5410. Com o aumento exponencial das instalações no mercado nacional é preciso prestar atenção aos cuidados em segurança para evitar incidentes nos equipamentos, e/ou acidentes contra as pessoas, assim, é preciso entender a fundo a importância de equipamentos que realizam o seccionamento CC/DC.

Neste artigo, iremos te mostrar a relevância destes dispositivos, bem como o que fazer para evitar um acidente, operando seguramente o desligamento do seu sistema fotovoltaico.

Como o seccionamento evita acidentes no seu sistema fotovoltaico?

Um sistema de geração de energia solar seguro depende de diversos equipamentos, e, um dos mais importantes nesse sentido, é, com certeza, a String Box!

A stringbox, além da proteção contra surtos de tensão (descargas atmosféricas) da parte CC do sistema, também tem a função fundamental de realizar o seccionamento das correntes do circuito.

O uso deste dispositivo é obrigatório pelas normas de segurança NBR 5410 e pela NBR 16690, as quais demandam que instalações elétricas devem apresentar capacidade para o seccionamento, proteção contra sobretensão, proteção contra choques elétricos aos usuários do sistema e proteção contra incêndios e capacidade para realizar o controle térmico da rede.

Sendo assim, é proibido a instalação de sistemas fotovoltaicos sem a presença de uma String Box seccionadora na Stringbox ou no Inversor Solar. Os riscos dessa escolha são muito altos e podem provocar danos irreparáveis tanto a equipamentos quanto à segurança humana.

Como a String Box impede o acontecimento de incêndios?

A geração de energia solar envolve uma complexa rede de cabeamento, responsável por conectar os painéis solares a rede. Quando o cabeamento é feito sem a proteção apropriada podem acontecer curtos-circuitos que provocam princípios de incêndio.

Quando este tipo de incidente acontece é necessário seccionar o circuito o mais rápido possível e assim interromper o fornecimento de energia, impedindo que a temperatura aumente ainda mais.

Em caso de problemas no inversor as stringboxes com chave seccionadora, são capazes de desconectar o inversor dos módulos fotovoltaicos, podendo interromper o fluxo de corrente.

Dessa forma, a geração de energia é interrompida sem que uma pessoa precise se arriscar para desligar o inversor. Por essa razão, ao invés de economizar nas escolhas dos equipamentos do seu sistema fotovoltaico, pense na segurança de todos que irão depender deste sistema.

Os melhores equipamentos de proteção para seus painéis solares

A Proauto Solar é referência nacional no setor de geração de energia fotovoltaica, fornecendo equipamentos de proteção aos painéis solares e para todo o sistema, bem como, desenvolvendo equipamentos reconhecidos pela sua qualidade diferenciada, como a nossa String Box!

Para evitar incidentes e garantir a segurança de seu sistema de energia solar, entre em contato com a nossa equipe!

Fontes médicas: entenda sua importância.

Os equipamentos empregados para realizar a alimentação de dispositivos elétricos são as chamadas fontes de alimentação. Essas ferramentas são essenciais em inúmeros ramos, desde o setor industrial até mesmo o ramo médico. Visando suprir as demandas desta última área, a Proauto vêm realizando a implementação de uma nova linha de fontes médicas direcionada ao mercado brasileiro.

No texto abaixo, explicamos com mais detalhes a importância da utilização destas fontes para o mercado médico, bem como, apresentarmos as especificidades da nossa própria linha destes equipamentos!
Para entender melhor a respeito desse assunto e não perder nenhum detalhe sobre o tema, siga lendo!

Importância uma fonte de alimentação

As fontes são fundamentais no processo de proteção contra picos de energia, que podem provocar curtos circuitos nos equipamentos e levar a sua perda. Outra função importante dessas fontes está no isolamento da corrente elétrica, reduzindo as instabilidades de fornecimento de energia.

Sendo assim, elas são importantes para impedir que máquinas e outros equipamentos parem de funcionar inesperadamente. Dessa maneira, em hospitais e clínicas médicas contar a presença de fontes de alimentação é crucial, uma vez que, principalmente em hospitais, a saúde das pessoas está diretamente ligada ao correto funcionamento de equipamentos elétricos.

Diferenciais das fontes de alimentação médicas

Em razão da grande importância das fontes médicas, estes equipamentos devem contar com algumas especificidades que vão além daquelas exigidas apenas para o uso doméstico ou industrial. Isso porque elas devem oferecer proteção contra corrente elétrica tanto para paciente, quanto para os operadores.

Os principais requisitos de segurança que uma fonte médica precisa atender são as normas IEC 60601-1 e IEC 60601-1-2, normas para Requisitos Gerais para segurança básica e norma colateral para perturbações eletromagnéticas – requisitos e ensaios, respectivamente. Essas normas regularizam e garantem que a fonte está apta para trabalhar com equipamentos médicos.

Como os equipamentos médicos devem funcionar por longos períodos, as fontes empregadas devem apresentar um alto grau de eficiência e seu desempenho deve ser extremamente confiável. Isso pode ser observado por meio da faixa de temperatura que suportam, capacitância de isolamento, MTBF e outros aspectos.

Outro ponto, que para muitos pode ser considerado indiferente, mas, que na realidade é crucial, é o design do equipamento. Quando se trata de equipamentos médicos, eles devem ser extremamente compactos, portanto, suas fontes de alimentação devem seguir este mesmo padrão e serem mais compactas também!

Os dispositivos médicos são classificados em três categorias distintas que levam em consideração se o equipamento está em contato elétrico direto com o paciente ou não, de quais formas este contato é feito.

As categorizações seguem as seguintes indicações:

    • Tipo B: para equipamento que não possuem contato elétrico direto com o paciente. Oferecem proteção apenas aos operadores.
    • Tipo BF: para aparelhos que possuem contato elétrico com o corpo do paciente, mas, não está ligado a órgãos vitais. Devem realizar proteção tanto para operadores quanto para pacientes. Seus requisitos são um pouco mais elevados do que dos equipamentos B;
    • Tipo CF: para equipamentos que estão em contato com órgãos vitais, como coração. Devem suprir o mais alto nível de funcionamento, bem como, de proteção.
    • Esses níveis de proteção e isolamento possuem uma sigla própria: MOP ou seja ”means of protection

, em português, meios de proteção, que podem ser tanto para o paciente, MOPP, meios de proteção para o paciente, bem como, MOOP, meios de proteção para o operador.

Na tabela abaixo, é possível visualizar melhor como funciona essa classificação:

Onde encontrar as melhores soluções em fontes médicas?

Recentemente, a Proauto passou a fornecer fontes médicas para o mercado nacional. Atuando com marcas já reconhecidas neste ramo.

Para conhecer melhor essas soluções entre em contato com a nossa equipe!
Estaremos esperando para realizar um atendimento personalizado.

Qual é a diferença de um inversor para bombeamento de fluídos?

O correto funcionamento de motores em plantas industriais é crucial para a produtividade. Sendo assim, é preciso empregar dispositivos como inversor industrial, os quais são responsáveis por garantir a operação precisa das máquinas. Além do modelo tradicional, existe também o inversor para bombeamento, empregado em situações que demandam o transporte e bombeamento de fluídos, por exemplo, as indústrias alimentícias.

Como esse tipo de inversor possui algumas características distintas dos inversores industriais tradicionais, é preciso entender melhor a respeito de suas particularidades. Para saber mais detalhes deste tipo de dispositivo, acompanhe o texto a seguir.

Quais as funções de um inversor para bombeamento?

Nas indústrias é comum que os inversores sejam extremamente robustos, uma vez que, sua função é fornecer energia para o funcionamento correto dos motores de grandes máquinas industriais, sendo assim, tais equipamentos, devem suportar altas frequências, para que não aconteçam paradas inesperadas que afetam a produção.

Contudo, ramos que envolvem bombeamento de fluídos não demandam aparelhos com tanta robustez. Isso porque realizar o transporte de líquidos não exige uma frequência tão elevada, quanto de outros ramos, como o de siderurgia, por exemplo.

Dessa forma, os inversores empregados em atividades como:

    • Irrigação de plantio;
    • Sistemas de incêndio;
    • HVAC (Resfriamento/Compressores);
    • Ventilação.

Podem ser um pouco menores e menos robustos que os usados para mover motores. Por essa característica o custo de um inversor usado para realizar o funcionamento de bombas para fluidos acaba sendo menor do que os demais.

Contudo, isso não significa que a sua qualidade deva ser inferior, na realidade, a qualidade deste tipo de equipamento tem que ser a mesma de todos os outros inversores. Desta forma, é preciso investir em marcas e equipamentos já reconhecidos pelo mercado, como o CP2000.

Inversor para bombeamento CP2000

inversor para bombeamento

Este dispositivo foi desenvolvido levando em consideração a necessidade de ramos industriais nos quais o funcionamento de diversas bombas é necessário, ou seja, ideal para o ramo de bombeamento.

A respeito das funcionalidade do dispositivo podemos destacar que este equipamento apresenta funções para o controle de Multi-bombas, além de possuir tensões para trabalho desde 220 Vac até 560 Vac, bem como, potências de 1 HP até 850 HP.

Com este inversor para bombeamento, a sua indústria irá contar com a tecnologia fornecida pela empresa Delta, a líder do mercado asiático quando assunto é automação industrial. Para além, a Delta tem mais de 50 anos de história e é referência também nos Estados Unidos e Europa em equipamentos para automação.

Onde encontrar as soluções da Delta para bombeamento?

Aqui na Proauto, temos a linha completa de dispositivos e inversores de bombeamento da Delta, para que sua empresa tenha acesso as melhores soluções em automação industrial do Brasil e do mundo, já trabalhamos com empresas renomadas internacionalmente.

Quer conhecer melhor essas soluções?
Entre em contato com a nossa equipe!
Estaremos esperando para realizar um atendimento personalizado para melhorar ainda mais a qualidade das suas entregas.

Entenda a importância de um sistema de monitoramento fotovoltaico

Sistemas de geração de energia que dependem de recursos naturais, como eólico e solar, devem se preocupar em garantir a disponibilidade do fornecimento. Dessa maneira, é necessário evitar que falhas aconteçam, tanto para evitar paradas inesperadas, quanto para garantir a segurança dos envolvidos no processo. Assim, é preciso investir em um sistema de monitoramento fotovoltaico.

Para entender como funciona esse tipo de processo e quais são os aparelhos mais indicados para realizar a predição de falhas, acompanhe nosso artigo completo!

Onde empregar um sistema de supervisão?

Quando temos a geração centralizada de energia solar, é possível empregar inversores string. Quando isso acontece, torna-se necessária a supervisão dos cabos AC que são responsáveis pela ligação entre esses inversores e o transformador central.

O monitoramento dessas ligações deve ser realizado, pois, apenas uma falha de isolamento nas conexões destes cabos provocam a parada de todo inversor onde esse arranjo está interligado, bem como, ocasiona redução do aproveitamento da energia gerada.

Dessa forma, para evitar incidentes e pausas não programadas da geração de energia solar, deve-se empregar um sistema de supervisão.

Como funciona o monitoramento de um sistema de energia fotovoltaica?

A localização de falhas é feita por alguns equipamentos, como os da linha a ISOMETER® IsoPV, da Bender. Estes dispositivos viabilizam o procedimento de encontrar possíveis fugas de corrente, sem a necessidade de o sistema estar desenergizado.

Os aparelhos desenvolvidos pela Bender, localizam de forma automática as possíveis falhas, com isso, é possível otimizar o tempo dos operadores, garantindo sua segurança e reduzindo perdas de recursos.

Estes dispositivos atuam prevendo a ocorrência de uma segunda falha no circuito, já que, a partir de uma primeira ocorrência, pode-se prever que ocorrerá uma nova falha. Como os equipamentos da Bender também indicam onde as fugas de corrente aconteceram, fica bem mais fácil encontrar onde realizar os reparos necessários.

Para isso, os equipamentos de localização são instalados no sistema de forma modular, e através de transformadores, conseguem se adaptar a qualquer quantidade de circuitos.

Cada equipamento pode realizar a localização em até 12 circuitos diferentes e até 90 equipamentos podem ser interligados através da conexão BMS, protocolo desenvolvido pela BENDER, possibilitando a localização de até 1080 circuitos diferentes.

Por que investir neste tipo de sistema de monitoramento?

Primeiramente, é preciso investir neste tipo de manutenção preditiva, pois, a NBR 16690-2019, norma da ABNT que regulamenta a instalação de dispositivos para geração de energia fotovoltaica, obriga o uso de supervisores de isolamento.

No mais, contar com um sistema de monitoramento fotovoltaico é uma das maneiras mais eficazes de impedir a indisponibilidade no fornecimento de uma usina fotovoltaica. Além disso, com esse sistema, caso ocorram falhas de isolamento do lado DC do inversor, o sistema não será desconectado por inteiro.

Nesta situação, recomenda-se a instalação do sistema IT, o qual por meio de um inversor ou de transformador de média tensão, é realizado o isolamento do aterramento, diferenciando o aterramento da rede com o aterramento dos módulos.

Em sistemas de geração de energia solar onde o sistema IT está instalado, é possível localizar falhas sem que seja preciso interromper a geração de energia, uma vez que, esta interrupção causa desperdício de recursos e gastos extras.

Sendo assim, para estar adequado a norma e evitar custos inesperados, é preciso investir em um sistema de monitoramento fotovoltaico!

Onde encontrar soluções eficazes para geração de energia solar?

Aqui na Proauto, temos a linha completa de equipamentos da Bender para instalação de um sistema de monitoramento fotovoltaico.

Entre em contato com a nossa equipe para ter acessos as melhores soluções em geração de energia solar do Brasil

A Proauto comemora 30 anos de história!

Completamos três décadas de uma trajetória de muito sucesso nos segmentos de automação industrial e energia fotovoltaica. A Proauto celebra, neste mês, mais um ano de existência.

Durante esse período, buscamos nos transformar e evoluir como empresa, visando maior consolidação de nossa marca dentro do mercado. Tudo isso, é claro, com foco nas pessoas, sejam elas nossos clientes, fornecedores ou colaboradores.

Mas, não vamos parar aqui! Ainda temos muito a conquistar e trazer para o mercado nacional.

Quer conhecer melhor nossa trajetória e saber quais são os próximos passos? Continue lendo.

Onde tudo começou!

A Proauto teve início no dia 27 de agosto de 1992 na residência do Sr. Miguel, o fundador da empresa. Ele anteriormente tinha atuado como projetista em grandes empresas do ramo industrial.

Nestas experiências, ele criou proximidade com o setor de vendas das companhias.

A empresa nasceu como Projetos de Automação, na busca do fundador por alternativas para se recolocar no mercado. Desse modo, o Sr. Miguel vislumbrou a oportunidade de atuar no mercado de representação de empresas do ramo elétrico.

Em sequência, a organização passou a adentrar nos produtos de automação, inicialmente focada na distribuição de fontes chaveadas. Com a consagração das vendas desta linha, a marca começou a trabalhar com a linha de bornes.

Com estes resultados positivos, a Projetos de Automação passou a ser reconhecida como Proauto, mas os pilares de buscar inovações, responder às necessidades do mercado e realizar um atendimento sem igual aos clientes, permaneceram os mesmos.

Uma curiosidade é que neste período o seu Miguel, já distribuía alguns brindes para os clientes que visitava, por exemplo, dar mel e suspiros para eles. Isso demonstra que a preocupação da Proauto com seu cliente nasceu junto com a marca.

Os valores da Proauto!

Sem dúvidas, a combinação entre produtos de alta qualidade e atendimento personalizado teve como resultado o sucesso da Proauto. Além disso, outro motivo da longevidade da nossa empresa é a atenção e fidelidade aos valores, que são nossos pilares fundamentais.

O primeiro, como já mencionamos, é o atendimento ao cliente!
Todo o nosso trabalho é focado em construir uma base sólida com uma das partes mais importantes do nosso negócio: o cliente!

Essa atenção ao público externo também é refletida no cuidado com os colaboradores, acreditamos que um bom ambiente de trabalho resulta em uma melhor realização dos processos, bem como, em uma entrega de serviços e produtos bem mais qualificada.

A flexibilidade e a agilidade, são outros dos pilares da Proauto, pois, buscamos sempre atender as necessidades do mercado de forma rápida e eficaz, trazendo produtos de extrema excelência.

Por fim, mas, não menos importante, a qualidade, que é buscada em todos os âmbitos do nosso negócio. Seja nos produtos oferecidos, no atendimento ao cliente ou na experiência do colaborador, a Proauto visa sempre entregar com qualidade para ser consolidada como referência de mercado.

A nossa história não para por aqui

Após 30 anos de uma trajetória de tanto sucesso, nós não vamos parar por aqui!

Afinal, temos como grande objetivo nos consolidarmos como referência em equipamentos de automação industrial e energia fotovoltaica.

Para isso, vamos seguir atendendo as demandas dos mercados em que atuamos, seja na vertente de Automação ou no setor de Energia Solar, desenvolvendo produtos inovadores e buscando parcerias de sucesso!