Estação solarimétrica: qual sua relevância na geração de energia fotovoltaica?

estação solarimetica

A geração de energia é afetada por alterações climáticas, as quais podem ser previstas e analisadas por meio de estações meteorológicas. Estes fatores afetam diretamente a produção de energia fotovoltaica. Dessa maneira, é preciso considerar equipamentos específicos, como é o caso da estação solarimétrica.

A seguir, explicamos com mais detalhes as funcionalidades destes equipamentos. Acompanhe!

O que é uma estação meteorológica?

Para entender a relevância da estação solarimétrica na geração de energia solar, é necessário compreender a função das estações meteorológicas. Estas, por sua vez, têm a capacidade de medir e registrar os parâmetros de clima e meteorologia por via de vários sensores que coletam dados.

Dentre os dados que podem ser medidos estão: temperatura, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, umidade e temperatura do solo, precipitação (chuva) e radiação solar.

Para realizar o registro destas variáveis, é realizada uma integração de sensores nas estações, deste modo, os dispositivos realizam a coleta das métricas climáticas e transmitem automaticamente para o sistema de controle e monitoramento da usina, o supervisório SCADA

Por que as estações meteorológicas são importantes na geração de energia solar?

A produção de energia solar é diretamente influenciada pelas variações climáticas. Dessa forma, compreender quando e quanto irá chover, ventar, gear ou até mesmo ter seca, são fatores que influenciam diretamente nas tomadas de decisão para a segurança e melhor rendimento do sistema.

Sendo assim, a observação meteorológica se trata da coleta diária de dados referentes às variáveis atmosféricas, que caracterizam as mudanças climáticas. E, monitorar corretamente essas variáveis é de suma importância para um melhor planejamento sobre as ações de curto e longo prazo.

Logo, podemos concluir que uma estação meteorológica é um equipamento que integra um conjunto de instrumentos ou sensores que geram dados para análise climática.

Já é possível, também, encontrar soluções meteorológicas direcionadas a geração de energia fotovoltaica, como é o caso das estações solarimétricas

O que é uma estação solarimétrica?

Uma estação solarimétrica, por sua vez, tem a capacidade de mensurar o potencial de radiação solar e demais parâmetros meteorológicos. Já que em uma usina fotovoltaica existem múltiplas variáveis que são de suma importância a serem monitoradas, dentre elas: temperatura do ar, temperatura do módulo fotovoltaico, chuva, direção e velocidade do vento, umidade, mas principalmente as irradiações solares como; GHI (irradiação horizontal global), POA (irradiação no plano), DHI (irradiação horizontal difusa), DNI (irradiância direta) e sujeira dos módulos.

Dessa forma, é preciso realizar um investimento nestes equipamentos a fim de garantir a qualidade da energia produzida pela usina.

Estações solarimétricas Proauto

As estações solarimétricas da Proauto são desenvolvidas de acordo com projeto e necessidade do cliente, atendendo de pequenas a grandes usinas. A Proauto fornece também em seu portfólio as demais soluções em monitoramento como monitoramento Strings, Monitoramento de Stringbox, Supervisório, SCADA e CFTV.

Entre em contato e tenha acesso as melhores soluções em estação solarimétrica

A Proauto Solar é referência no fornecimento de soluções para a geração de energia fotovoltaica, como é o caso das usinas solarimétricas. A partir de um atendimento personalizado, visamos entender as necessidades de cada usina, independente de seu porte, e fornecemos ferramentas da mais alta qualidade para garantir a segurança do sistema.

Para ter acesso, entre em contato com a nossa equipe.

Quer se manter informado sobre tecnologias, inovações e lançamentos da Proauto Electric?

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER!

VEJA SEU ORÇAMENTO