Entenda como garantir a segurança da recarga de carros elétricos

A utilização de carros elétricos é uma tendência de mercado crescente em nosso país, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, em 2022 houve um crescimento de 41% de vendas deste tipo de transporte no período avaliado.

Diante do aumento da procura desta categoria de veículos e do consequente aumento dessa frota, torna-se necessário realizar investimentos que garantem a segurança do carregamento de veículos movidos a eletricidade. Neste sentido, os locais públicos destinados a “carga” dos automotivos devem seguir rígidos padrões de segurança, os quais já são assegurados por uma norma da ABNT.

Neste artigo, iremos explicar detalhadamente a importância de garantir a seguridade do sistema de carga elétrica para veículos, bem como, iremos abordar quais são os equipamentos envolvidos neste processo. Continue lendo.carros elétricos carregamento

A importância de realizar a carga segura de um veículo elétrico

Realizar a carga segura de veículos que tem como uma das fontes de energia a eletricidade é um procedimento que demanda um elevado grau de segurança dos equipamentos empregados para realizar o “abastecimento” do automóvel.

Isso porque, qualquer dano no equipamento pode provocar o mau funcionamento do sistema, levando a consequências como, por exemplo, o aumento da temperatura ocasionado pela fuga térmica. Tais fenômenos, como curtos e produção de calor, são extremamente prejudiciais ao funcionamento do automóvel, bem como, a todo sistema de recarga. Ademais, tais falhas podem gerar incêndios complexos de serem controlados.

Norma ABNT para carregamento de veículos elétricos

Ainda que a regulamentação desta categoria de automóveis esteja em processo de implementação, algumas normas da ABNT já tem como objetivo estabelecer um padrão para estações de recarga de veículos elétricos.

Neste sentido, as normas mais recentes que temos são de 2021.

A Parte 24 da ABNT NBR IEC 61851-24:2021 regulamenta a comunicação digital entre a estação de recarga, em corrente contínua (CC), e o veículo elétrico, visando estabelecer padrões para o controle de recarga empregado no processo de carregamento deste tipo de transporte.

Juntamente com a ABNT NBR IEC 61851-23, essa norma é aplicável também a comunicação digital entre a estação em corrente contínua para o veículo com tensão de entrada em CA ou CC, de até 1.000 V, em CA e 1 500 V em CC, para a recarga condutiva.

Equipamentos que garantem a segurança do carregamento de carros elétricos

Quando o assunto é segurança de equipamentos elétricos, o monitoramento deve ser um dos processos a serem considerados com determinada frequência. Apesar de carregadores para veículos já apresentarem sistemas que alertam sobre a degradação do equipamento, os dados disponíveis não são suficientes para realizar um controle eficaz da transmissão de eletricidade.

Sendo assim, para realizar um monitoramento eficaz e evitar graves acidentes, é preciso investir em sistema mais robustos, como o sistema de supervisão elétrica da Bender

Além disso, como essas instalações estão suscetíveis a receber descargas atmosféricas, é necessário também, proteger o sistema dessas intempéries, dessa forma, o uso do DPS é indispensável!

Essa classe de equipamentos é responsável por proteger ambos lados, tanto o de corrente contínua, como de corrente alternada, dessa maneira, as estações de carregamento ficam protegidas contra incêndios e acidentes, os quais podem provocar danos irreparáveis.

Entre em contato e tenha acesso as melhores soluções para proteção de recarga de carros elétricos

A Proauto é referência no fornecimento de soluções que garantem a segurança para diversos projeto que envolvem o emprego de eletricidade em larga escala. A partir da parceria com empresas renomadas, como a Dehn e a Bender, agora trazemos ao mercado nacional soluções em consonância com as normas internacionais e nacionais para o carregamento de veículos elétricos!

Para ter acesso, entre em contato com a nossa equipe.

Quer se manter informado sobre tecnologias, inovações e lançamentos da Proauto Electric?

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER!

VEJA SEU ORÇAMENTO