Os Ciberataques tem se tornado um problema global, com a quantidade de crimes praticados por hackers e cibercriminosos aumentando a cada ano, e o ambiente industrial não está imune a este cenário. Com o conceito da Indústria 4.0 e da IoT, os dispositivos utilizados na automação industrial estão o tempo todo conectados, trazendo mais praticidade e produtividade para indústrias de diversos setores, e por isso, também podem estar vulneráveis aos ataques cibernéticos. Por isso, listamos aqui 5 pontos que podem ajudar a garantir a segurança da rede no ambiente industrial:
1 – Proteja os ativos industriais
Na maioria das vezes, os cibercriminosos fazem tentativas de roubar dados, através do que é conhecido como Ransonware, e através disso, pedir um resgate ou fazer algum tipo de tentativa de extorsão em troca da devolução dos dados. Mas tem se tornado mais comum ataques mais sofisticados, que atacam redes industriais, podendo até mesmo ocasionar a paralização da linha de produção de uma fábrica, gerando prejuízos financeiros incalculáveis. Por isso, é importante proteger os ativos industriais garantindo a continuidade da produção, garantindo a segurança dos sistemas de controle industrial (ICS) e automação. 2 – Segmente as redes Muitas empresas tem soluções de segurança para suas redes corporativas, mas não fazem a segmentação de redes, utilizando soluções específicas para identificar e gerenciar protocolos específicos das redes industriais, como Modbus, Profinet, etc. Existem ferramentas de diagnóstico e softwares específicos que podem verificar o acesso dos usuários, os pontos de vulnerabilidade, ou o status de dispositivos como IHMs e CLPs.
3 – Crie políticas de segurança
É comum ouvirmos falar sobre arquitetura Zero Trust ou políticas de segurança no ambiente de TI, mas muitas indústrias não possuem protocolos ou políticas de segurança e acesso específicos para o ambiente industrial. Por isso, é importante possuir políticas de segurança que garantam que o acesso à rede seja restrito, e soluções que possam identificar qualquer tipo de acesso não autorizado para que este seja bloqueado, para que os incidentes possam ser minimizados.
4 – Monitore continuamente
No ambiente industrial, é importante monitorar rede, dispositivos e acessos continuamente, através de profissionais dedicados ou soluções específicas para segurança de redes industriais. Isso pode ajudar a gerar respostas a incidentes mais rápidas e eficientes, evitando a perda da produtividade e, consecutivamente, minimizando o impacto destes danos ou falhas na operação, garantindo assim a continuidade da produção e dos negócios
5 – Educação e Treinamento
Pode parecer aspecto simples na segurança do ambiente industrial, mas o fator humano é frequentemente o elo mais fraco na cibersegurança, e por isso, criar e manter um plano contínuo de educação para todos os funcionários é vital.
Eles devem ser treinados para identificar agentes maliciosos e reconhecer ações de risco, como tentativas de phishing ou falhas nas suas práticas de identificação e acessos. A conscientização constante e o treinamento em boas práticas de segurança podem evitar muitos incidentes cibernéticos, eliminando o fator humano como grande fator de risco para a segurança das indústrias.
Os passos acima são apenas algumas das boas práticas que ajudam a garantir a segurança das redes no ambiente industrial, mas as práticas, medidas e soluções que podem ajudar as indústrias a estarem realmente seguras pode variar muito de acordo com as características de cada planta, do negócio e das características e tecnologias envolvidas em cada indústria.
Com a crescente convergência entre os ambientes de rede de TI e Indústria, as implicações para a segurança cibernética industrial se tornam cada vez mais significativas. As estratégias de cibersegurança devem evoluir para enfrentar esses desafios, protegendo ativos críticos, dados sensíveis e garantindo a continuidade operacional.
Por isso, a implementação destas e de outras práticas pode ajudar a mitigar riscos e a proteger as redes industriais contra ameaças cada vez mais sofisticadas.